Curso de zootecnia realizou a primeira cerimônia da bota que marcou o início de uma nova tradição

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, em Corrente, realizou na última quinta-feira (19), ás 08:00 horas, a Cerimônia da Bota, que recepcionou  os calouros nessa nova jornada acadêmica. O momento  serviu para discutir sobre a importância da zootecnia, além de aproximar novos alunos e familiares presentes com o corpo acadêmico da instituição.

Cerimônia da bota do curso de zootecnia

A cerimonia é um evento na qual une professores, calouros e veteranos e propicia um ambiente de acolhimento e interação. Além disso, a essa foi a primeira cerimônia da bota e marcou o início de uma nova tradição. O professor Gleyson Vieira frisou sobre pontos importantes do evento, como a iniciativa dos alunos que planejaram e produziram com a contribuição do colegiado de professores e da coordenação,  falar  o que é a zootecnia, sua importância e quais os aspectos em que o profissional precisa para se destacar. “Esse evento serviu para recepcionar os alunos, trazendo um clima mais acolhedor e mostrando que eles podem contar com os discentes, docentes e a direção, para superar qualquer desafio durante a formação”.

O professor também mencionou o símbolo da bota, que tocou o coração e a mente de várias pessoas na plateia, ao relembrarem momentos felizes de suas vidas, e relatou a aproximação proporcionada pelo evento, já que, além do corpo docente, os familiares também estavam presentes. “Eles perceberam que podem contar conosco na formação de seus filhos e sobrinhos, que se tornarão profissionais qualificados e também seres humanos. O evento serviu para evidenciar o lado humano e acolhedor do curso de zootecnia.”

Cerimônia de acolhimento aos calouros

A discente Luana Gonçalves, do 8 bloco, descreveu o inicio dessa nova tradição no campus como um marco significativo para as próximas gerações de estudantes. “Criar essa cerimônia simboliza mais do que apenas um rito de passagem, é o início de um legado que reforça o compromisso com a prática e o crescimento acadêmico, percebemos que estabelecer um momento de celebração e acolhimento fortalece o senso de pertencimento e identidade no curso e, ao dar esse passo, criamos uma tradição que será carregada com orgulho ao longo dos anos, simbolizando o início de uma nova fase acadêmica para cada nova turma”.

A Cerimônia da Bota foi organizada pelo Centro Acadêmico de Zootecnia (CAZOO), com apoio da coordenação do curso. Estiveram presentes os calouros, a coordenação de Zootecnia o professor Dr. Hermógenes Almeida de Santana Júnior, o diretor do Campus Prof. Me. Alcir Rocha dos Santos e os professores do curso.

Curso de zootecnia campus Deputado Jesualdo  Cavalcanti