I Simpósio de geodiversidade do território Serra da Capivara

Por Jésila fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, realiza o I Simpósio de Geodiversidade do Território Serra da Capivara. O evento acontece entre os dias 9 e 10 de outubro e discute os principais aspectos da geodiversidade do território. Com a temática “Diversidade abiótica, valores, usos e ameaças”, o evento ocorre no mesmo mês em que se celebra o Dia Internacional da Geodiversidade (6 de outubro).

I simpósio de Geodiversidade da serra da capivara

O evento, que oferece certificado, tem um limite de 80 vagas e conta com uma programação das 8h às 18h. Quarta-feira (09), a programação inclui a abertura e apresentação do evento, além de palestras com professores e pesquisadores da UECE, UFC, UESPI e Defesa Civil. Quinta-feira (10), os palestrantes serão professores da UESPI, um guia de turismo, e também haverá uma visita ao Museu da Natureza.

O evento científico foi uma iniciativa da professora Helena Vanessa, que trabalha com essa temática em seu mestrado e tem inúmeras publicações sobre o assunto. “A coordenadora de geografia e os alunos abraçaram a ideia”, destacou o aluno Maikon, que ressaltou a importância do simpósio. “O evento é importante, pois traz uma contribuição para a comunidade acadêmica e externa, mediante uma temática que necessita de discussões, diálogo e estratégias que o contemple. Ainda há necessidade de maior conhecimento sobre as potencialidades da geodiversidade do Território da Serra da Capivara”.

O objetivo do simpósio é debater e aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da geodiversidade da região, abordando a natureza abiótica, o relevo, os fósseis e outros elementos geológicos que compõem a Serra da Capivara. Além disso, destacar esses temas é de grande importância, pois a primeira edição do simpósio busca contribuir para que eles ganhem mais visibilidade.

A coordenadora geral do evento, Profa. Helena Vanessa, falou sobre o simpósio e a importância de popularizar os conceitos de geodiversidade, que, apesar de sua relevância, ainda são pouco discutidos na comunidade acadêmica e externa. “Existe um espaço a ser preenchido em relação às potencialidades da geodiversidade do Território Serra da Capivara. O que se observa são discussões em outro viés, como discussões sobre a biodiversidade, aspectos sociais, culturais e arqueológicos do território, deixando de lado a geodiversidade”.

Ela também destacou que o evento foi planejado para dois dias justamente para discutir temas variados dentro das perspectivas da geodiversidade, com a participação de palestrantes experientes, com um histórico de discussão dessa temática e com publicações e pesquisas nesse contexto. O primeiro momento conta com diálogos sobre as potencialidades piauienses diante da geodiversidade, sobre a importância geológica, geomorfológica e paleontológica do Parque Nacional Serra da Capivara, além de seu valor educativo e didático.

O I Simpósio de Geodiversidade pretende discutir a implementação e execução de práticas sobre geodiversidade, que contemplem a natureza abiótica (parte não viva do ecossistema, mas fundamental para seu equilíbrio), seja no âmbito da educação ambiental, do turismo ou de ações geoturísticas do Território Serra da Capivara.

Contato: isimposiogeodscapv@gmail.com