UESPI – UAB abre inscrições para seleção de coordenador geral e adjunto

Por Roger Cunha

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo que visa preencher as vagas de Coordenador Geral e Coordenador Adjunto do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). As oportunidades são para atuação no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI), especificamente no Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UESPI.

UAB – Universidade Aberta do Brasil.

A UAB, vinculada à UESPI, tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior por meio da educação a distância. A UAB na UESPI oferece uma gama de cursos e programas de graduação e pós-graduação, proporcionando oportunidades educacionais a estudantes em diversas regiões do Piauí e além. “A UAB é uma importante ferramenta para a democratização do ensino superior, permitindo a inclusão de estudantes que, por diversas razões, não podem frequentar cursos presenciais,” afirmou Kely Ane, Diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais Especiais (DPPEE) da UESPI.

O edital está aberto para todos os professores efetivos da UESPI, com preferência para aqueles vinculados aos campi  Clóvis Moura e ou Torquato Neto. A Diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais Especiais (DPPEE), Kely Ane, destaca: “Os cargos exigem que os selecionados cumpram uma carga horária semanal de 30 horas, tanto no campus quanto no Núcleo de Educação à Distância (NEAD). A proximidade com esses locais é essencial para garantir a eficácia na coordenação das atividades da UAB.”

A profa. Kely Ane destacou que o processo seletivo visa escolher um Coordenador Geral e um Coordenador Adjunto, que terão a responsabilidade de gerenciar diretamente as atividades de graduação e pós-graduação da UAB. “Os candidatos selecionados irão trabalhar diretamente no campus e no NEAD, desempenhando um papel crucial na coordenação das atividades da UAB,” explicou.

Fachada do NEAD – Núcleo de Educação a Distância.

O processo seletivo começa no dia 23 de julho e vai até o dia 26 de julho. As inscrições devem ser realizadas via SEI, o sistema eletrônico de informações. “É fundamental que os candidatos leiam com atenção todos os critérios estabelecidos no edital e encaminhem toda a documentação necessária,” orientou Kely Ane. “Os candidatos selecionados deverão cumprir uma jornada mínima de 30 horas semanais.”

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail dppee@preg.uespi.br ou presencialmente no DPPEE. Além disso, a bolsa para os cargos de Coordenador Geral e Coordenador Adjunto é de R$ 2.100,00. O critério de seleção se baseará na posição dos candidatos, sendo o 1º e 2º lugares escolhidos conforme o desempenho. A Direção do DPPEE também informou que uma errata será publicada para corrigir a data de início das inscrições e adicionar um modelo de plano de trabalho para que os candidatos possam incluir em suas propostas. Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados podem consultar o documento disponível aqui.