Alunos do Curso de Geografia constroem Painel Climatológico de Teresina

Por João Fernandes

Um grupo de estudantes do Curso de Geografia, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus Poeta Torquato Neto, realizaram um projeto para aprofundar os conhecimentos sobre o clima de Teresina. A iniciativa surgiu a partir da construção de um Painel Climatológico, que reuniu dados coletados durante 90 dias sobre elementos atmosféricos com o objetivo de compreender a dinâmica climática da cidade.

O trabalho foi realizado a partir da disciplina de Climatologia e utilizando a metodologia de natureza quali/quantitativa, combinando a coleta de dados diária de temperatura, umidade do ar, fotografias e níveis pluviométricos combinados com a leitura do céu baseada na nebulosidade.

A construção do Painel foi baseada em dados coletados entre os anos de 2018, 2019 e 2022, contemplando as estações do outono, inverno, primavera e verão. Ao todo, foram reunidos dados de seis períodos distintos, proporcionando uma observação uma visão abrangente das variações climáticas ao longo do tempo.

Após a coleta de dados, os estudantes processaram as informações e elaboraram gráficos e tabelas que compõem o painel climatológico. A organização cronológica dos dados possibilitou uma análise comparativa das variações climáticas ocorridas nos anos estudados.

Pinel climatológico do ano de 2022

Painel Climatológico 2022, dados dos autores

Diante dessas observações, a professora Maria Suzete Sousa, orientadora do grupo, destacou as perspectivas futuras para o clima de Teresina, afirmando que é importante ressaltar que as projeções climáticas são complexas e envolvem uma série de fatores interconectados.

“Com base nos dados coletados e nas análises realizadas, podemos inferir que a região de Teresina pode enfrentar um aumento na temperatura média ao longo dos próximos anos. Além disso, é possível que ocorram variações na distribuição de chuvas, com períodos de maior intensidade e outros de menor precipitação a depender das interferências que a cidade possa sofrer”, destaca a professora.

A professora explica ainda que uma análise do clima de Teresina é de suma importância devido a suas condições climáticas diferentes e interferências continentais que a difere de outras capitais do Nordeste. Ela explica que esses eventos atmosféricos, embora imperceptíveis, podem influenciar, por exemplo, na sensação térmica e umidade relativa do ar.

“Teresina reflete uma condição de continentalidade, as massas de ar estão relacionadas à posição geográfica da cidade, que fica afastada, por exemplo, da influência marítima. Embora os ventos alísios vindos do oceano trazem chuvas, eles também podem determinar o clima de Teresina, influenciando na temperatura e na umidade do ar”, comenta a professora.

A docente destaca ainda a relevância do estudo para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas na região. “Compreender as perspectivas futuras do clima é fundamental para que possamos nos preparar e adotar medidas que minimizem os impactos das mudanças climáticas em nossa cidade. É necessário, investir em tecnologias limpas e no monitoramento do clima, para que haja o entendimento das mudanças climáticas locais e suas implicações”, afirmou a professora.

Painel climatológico do ano de 2019

Para João Carlos dos Santos, discente do 8° período, a realização de práticas do curso de Geografia é de grande relevância, tendo em vista que a sistematização dos dados coletados podem ajudar a compreender a dinâmica climática de um determinado lugar, levando em consideração, o levantamento dados necessário para a construção de painéis climatológicos. Para ele, a prática possibilita ainda aproximar os alunos ao ambiente em que estão inseridos.

“Durante o processo de participação na atividade prática, foi possível observar a dinâmica dos elementos e fatores climáticos na área de estudo, sendo possível identificar fatores que estariam influenciando a dinâmica climática da capital, tais como a continentalidade e eventuais efeitos marítimos. Ao longo desse período, discutimos e observamos na prática conceitos relacionados ao tempo e ao clima da nossa cidade”, comenta o aluno.