UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Alunos de Direito do campus de Corrente visitam instituições jurídicas, em Brasília

Por João Fernandes

Um grupo de estudantes do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Corrente, realizou uma visita técnica às instituições jurídicas, em Brasília. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática quanto ao funcionamento das instituições governamentais e ainda um contato direto com profissionais do Direito.

A viagem organizada pelo corpo docente do curso contou com a participação de 23 alunos. Durante a semana, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) e o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal.

Na visita ao STF, os alunos vivenciaram a grandiosidade da sede do poder judiciário e conheceram, de perto, como acontece o funcionamento do tribunal. Acompanhados por uma guia, os estudantes conheceram as instalações e o rico acervo composto por objetos reunidos em mais de 200 anos de história do órgão. 

Para o Docente do Curso de Direito e Diretor do Campus de Corrente, Prof. Alcir Rocha, estar em Brasília, cidade sede do poder jurídico do País, é uma excelente oportunidade para que os alunos possam vislumbrar o alcance e as diversas possibilidades de atuação dos profissionais do Direito. 

“Mais que uma mera visita, essa é uma oportunidade de conhecer a prática do mundo jurídico. Principalmente para aqueles que vão atuar na área criminal, é uma chance de conhecer, de perto, as instituições e se familiarizarem com o ambiente onde, futuramente, atuarão”, destaca o Professor.

 

Experiência enriquecedora

Para Vitor Hugo Paraguai, estudante do 3° período, a viagem foi muito proveitosa por possibilitar ampliar os horizontes acadêmicos e o conhecimento sobre o campo de atuação dos profissionais do Direito. “Poder vivenciar de perto o sistema jurídico brasileiro é uma oportunidade incrível para nós estudantes. Isso nos motiva ainda mais a seguir na carreira jurídica”.

Lys Dayana Alves, discente do 3° período, destacou a importância desta experiência para a sua formação acadêmica.  “Essa interação proporciona conciliar conceitos teóricos vistos em sala de aula e a prática. Ademais, representa uma possibilidade de nos familiarizarmos com temas tratados no mundo jurídico”.

A aluna Emanuella de Sousa, 3° período, finalizou contando que a visita serve como base para uma “coleta de informações que a ajudará muito em sua carreira profissional e acadêmica”. 

Confira outro momentos da visita