25 de julho: no dia nacional do escritor, UESPI destaca obra feita por egressa

Por Giovana Andrade

No dia 25 de julho, comemora-se o dia Nacional do Escritor. O dia escolhido começou a ser comemorado a partir da década de 1960, com a realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, sendo o último um dos grandes nomes da literatura no Brasil.

Para homenagear os escritores em seu dia, a Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conversou com Marcela Oliveira, egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia e autora do livro “Neurociência e práticas pedagógicas: contribuições para o ensino de crianças autistas”.

25 de julho

O objetivo da data é ressaltar a importância do trabalho desses profissionais, que através da escrita têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes e transformar não só as pessoas, mas também o mundo. Na nossa universidade, professores e alunos têm a oportunidade de despertar seu lado “escritor” e, ainda, compartilhar com a comunidade.

O livro da egressa Marcela Oliveira é uma das obras que os nossos uespianos desenvolveram. O material apresenta o percurso histórico na busca pela autenticada da educação infantil e as inúmeras conquistas relacionadas a concepção de criança. Além da importância de educadores alicerçaram suas práticas pedagógicas a conhecimentos neurocientíficos que condizem com as singularidades de cada educando.

A egressa destaca que sempre gostou de escrever e que sua família e professores foram suas maiores inspirações . “Esse foi meu primeiro livro, o primeiro de muitos! Comecei a pensar na temática desde os meus primeiros passos na graduação e já entrei no meu curso com objetivos a serem traçados como: participar de projetos, de grupos de pesquisas, e um livro”, pontua.

O livro é resultado do seu trabalho de conclusão de curso – TCC, que foi construído antes da etapa exigida pela universidade, sendo aperfeiçoado no grupo de estudos da UESPI – GEEIDA idealizado pela  professora mestra Maria de Jesus Rodrigues.

Marcela ainda descreve que é uma mistura de sensações em ver alguém lendo seu livro. “Escrever parece fácil, mas quando você escreve sobre algo que as pessoas demonstram interesse naquilo que você escreveu, no modo como você organizou os seus pensamentos a sensação é de já não é mais sobre nós (autores) mas algo maior, algo que transcende quem somos, e de fato vemos a relevância do nosso tema, a importância da nossa escrita clara e o compromisso com a verdade escrita”.

Ela afirma que continua estudando sobre o cérebro e que ainda este mês pretende lançar um e-book também sobre neurociência e autismo pela UESPI.

Marcela Oliveira Castelo Branco, egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia da UESPI.

Editora da UESPI

Através do site da Editora da UESPI, toda a comunidade pode ter acesso a livros, e-books, artigos e publicações em geral de discentes, docentes e técnicos da universidade.

Acesse o site: https://editora.uespi.br/index.php/editora