XI Semana de Enfermagem: Reflexões sobre os Desafios e Conquistas da Profissão

Por: Cássio Sousa e Giovana Andrade

O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí promoveu, nesta terça-feira (14), o primeiro dia da XI Semana de Enfermagem sob o tema “Desafios, conquistas e diversidades do ser enfermeiro no mundo atual”. As atividades estão sendo realizadas em homenagem ao Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem.

A organização do evento está sob a coordenação das professoras Dra. Aline Amaral e Dra. Eliane Martins, contando com a colaboração tanto de docentes quanto de alunos do curso de Enfermagem. O auditório do Centro de Ciências da Saúde na FACIME está sendo o palco das atividades, que ocorrem nos turnos da manhã e tarde.

O cronograma da Semana inclui uma variedade de atividades visando enriquecer o conhecimento dos participantes e promover reflexões sobre a prática da enfermagem. Entre as principais atividades programadas estão palestras, mesa redonda, talk show, sessões de cine pipoca e apresentação de trabalhos científicos.

“Nós buscamos trabalhar conforme o tema da semana sugere, os desafios, conquistas e diversidades do ser enfermeiro no mundo atual, os quais são muitos. Então, o tema central foi o nosso guia para que construíssemos todas as nossas palestras”, relatou a Profª.Dra. Eliane Martins.

II Exposição de História da Enfermagem

O evento ainda contou com a II Exposição de História da Enfermagem: Da Prática às Teorias de Enfermagem e o Cuidado Científico, a qual apresenta banners que aprofundam sobre a história da enfermagem e do campus da FACIME. “É um objetivo também estimular o conhecimento sobre os aspectos da história da enfermagem e também oferecer palestras, minicursos, e talk shows para que enriqueçam o seu aprendizado”, afirmou a Professora  Eliane Martins.

A exposição é um projeto de extensão que envolve dois períodos do curso de Enfermagem: o primeiro e o quarto. O primeiro período, juntamente com a disciplina de História da Enfermagem, está apresentando banners que narram a trajetória desde Florence Nightingale, patrona da enfermagem moderna, até Anna Nery, pioneira da enfermagem brasileira. Além disso, os alunos do primeiro período destacam a história da Irmã Abrahíde Alvarenga, que atuou como enfermeira no HGV, hospital-escola da UESPI, e sua contribuição para a enfermagem da UESPI e para a FACIME. Já a exposição do quarto período está associada à disciplina de Metodologia da Assistência de Enfermagem.

Victor Augusto, discente de enfermagem do terceiro período e monitor da exposição, explica que conhecer a história da enfermagem é mais do que simplesmente olhar para o passado, mas é compreender as raízes profundas que sustentam a prática contemporânea. “A II Exposição de História da Enfermagem é uma oportunidade para mergulhar nesse rico legado, relembrando as pioneiras, as mudanças significativas e os desafios superados ao longo do tempo. Ao entender de onde viemos, ganhamos uma perspectiva mais clara sobre para onde estamos indo. Valorizar o nosso trabalho não é apenas reconhecer o presente, mas também honrar aqueles que vieram antes de nós, moldando e inspirando a os acadêmicos e futuros enfermeiros da UESPI. E essa exposição se articula com o tema da nossa XI Semana de enfermagem do CCS/FACIME: desafios, conquistas e diversidades do ser enfermeiro no mundo atual”.

Abaixo o FOLDER oficial do evento contendo a programação da XI Semana de Enfermagem:
PROGRAMAÇÃO DA XI SEMANA DE ENFERMAGEM