Voz e Interpretação é a primeira aula da UNATI no período 2021.1

Por Maria Visgueira

As aulas na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) iniciaram nesta terça-feira (16), com a disciplina Voz e interpretação, ministrada pelo Professor, Diretor e Ator Moises Chaves .

As aulas permanecem de modo remoto, para assegurar a saúde de todos.  Diretor Moises Chaves destacou que o início das aulas foi mais do que nunca emocionante. Segundo ele, a disciplina é um processo teatral, onde serão desenvolvidas técnicas para dar forma a voz. “A importância do teatro para a terceira idade é fundamental e proporciona benefícios para a idade. No sentido da corporalidade e estimulando a memória, isso influencia na mudança do comportamento do idoso”, disse.

Professor Moises estimula a participação das alunas nas aulas

Para o professor Moises Chaves compartilhar saberes é um aprendizado. As aulas do docente são de forma participativa, estimulando a presença dos alunos.

É o caso de Lindalva Morais que se sentiu mais a vontade se expressar depois das aulas. “O teatro  me ajudou muito. Sofria com a timidez. Com as aulas, eu consegui perder um pouco da timidez” . Os benefícios têm provocado também mudanças significativas no convívio socioemocional e cultural dos idosos. Familiares de Dona Lindalva Morais perceberam que ela melhorou em sua comunicação, segundo ela.

Maria Dos Santos Sousa, 58 anos,  que faz parte da UNATI há 2 anos, relata ter percebido que as colegas que eram mais tímidas conseguiram se desenvolver mais. “O teatro liberta”, afirma.

As alunas informam que a disciplina é ótima por causa do Professor Moises Chaves, que não mede esforços para que a aula seja prazerosa. Na aula, faz questão de escutar todas as alunas para ter certeza de que estão praticando de maneira correta o que foi aprendido na aula.

Alunas da Unati na aula de voz e interpretação

Aulas na UNATI

As aulas da UNATI são às terças e quintas-feiras, com duas disciplinas por dia.

Terças- feira-  8h às 9 h- Disciplina: Habilidades Socioemocionais em idosos, com as professoras: Maria Alice e Maria do Carmo.

Terças- feira- 9h às 10- Disciplina:Técnica Vocal, com o Professor Moisés Chaves

Quinta-feira- 8 às 09 horas- Disciplina-Autocuidado e Habilidades Funcionais, com as docentes: Lorena Urano e Thamires Cardoso

Quinta-feira- 9h às 10h-Disciplina- Informática, com a profa. Maria José

A UNATI seguirá o calendário da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). As aulas irão até o dia 20 de dezembro. O retorno será dia 03 de janeiro, ainda na modalidade remota.