Valorização da Arte: inscrições abertas para I Sarau Cultural da UESPI

Por João Fernandes

Já estão abertas as inscrições para o I Sarau Cultural da UESPI, que acontecerá no Campus Professor Barros Araújo, em Picos. O evento acontece no dia 17 de outubro, e pretende levar para os corredores da Universidade diversas atividades ligadas à arte, artesanato e cultura local. Além disso, o evento contará com espaços para divulgação de trabalhos acadêmicos.

Sendo organizado pelo Diretório Central dos Estudantes – 9 de Novembro (DCE) e a Direção do Campus,  além de um evento cultural, o Sarau é também um espaço para exposição de trabalhos acadêmicos. Docentes e discentes poderão participar exibindo resultados de trabalhos científicos e/ou expondo ações de suas Ligas Acadêmicas ou Grupos de Pesquisa. Os interessados em expor seus trabalhos podem se inscrever através do Formulário Eletrônico.

O Sarau Cultural pretende ainda valorizar a arte local, para isso, artistas da região estão sendo convocados para se apresentarem no evento que deve contar também com apresentações de grupos culturais quilombolas. Oportunamente, o Sarau abre espaço para a comunidade acadêmica expor seus talentos e serão realizados dois concursos, Concursos de Fotografia e Concursos de Poesia, valendo premiação. Quem desejar expor suas produções e concorrer aos prêmios poderá se inscrever através deste Link.

Segundo Ana Vanessa Torres, discente do 5° período de Jornalismo e uma das organizadoras da ação, o Sarau é um momento importante para evidenciar a cultura piauiense, além de ser uma importante plataforma para promover o diálogo entre a integração entre a Universidade e a comunidade externa.

“Pensamos o Sarau Cultural como uma forma de promover a integração da comunidade, unindo todo nossa a comunidade acadêmica e promovendo a movimentação do nosso campus. É um evento em que os alunos são os protagonistas. Além disso, queremos tornar nosso campus um espaço mais atrativo para a comunidade”, comenta a discente.