Unati e Nuti promovem aulas para o público da terceira idade foco no desenvolvimento físico e melhor qualidade de vida.

Na manhã desta quarta-feira (26), alunos do curso de educação física juntamente com acadêmicos de medicina promoveram mais uma manhã de atividades físicas para o público da 3° idade da Unati/Nuti.

A aula foi realizada no laboratório de artes da universidade estadual do Piauí. As atividades voltadas para este público são muito importantes, pois trabalham a coordenação motora e impulsionam um melhor condicionamento físico.

As aulas foram realizadas na manhã desta quarta-feira (26).

Segundo Joana Clara, acadêmica do 10° período de medicina, os exercícios físicos prestados aos idosos fornecem diversas contribuições. “O exercício físico fornece ao público da 3° idade maior qualidade de vida. São pessoas que ficam em casa o dia todo e problemas, como diabetes e osteoporose, são comuns nessa idade e são agravados pela falta de exercícios físicos”, pontua.

O programa possibilita aos idosos uma melhor qualidade de vida.

Já para Luzia Maria, que é uma das alunas do programa, o Nuti proporciona diversas contribuições. “Oferece o engajamento psicoemocional, além das pessoas se integrarem. Melhora a parte física e muitos têm obtido bons resultados. Minha mãe pela idade que tem melhorou muito”, disse.

Luzia Maria também trás sua mãe e vizinha para participarem das aulas.

Uma das melhorias que as aulas proporcionam é o desenvolvimento postural e a estimulação dos músculos. Raimunda Alves Maia, de 75 anos, sente que já melhorou bastante após frequentar as aulas. “A atividade física ajuda muito a gente. Eu não faço nada, minhas articulações doem. Com três vezes que vim pra cá, eu acho que tô desenvolvendo alguma coisa. Eu já me acho bem melhor até no caminhar”.

Dona Raimunda relata sobre as melhoras que teve depois de participar das aulas.

Os programas foram criados em 2003 e 2007 e possuem o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos a partir de 55 anos, visando num envelhecimento de caráter mais ativo e ao mesmo tempo saudável.