Ultima etapa do Programa Saúde Mental do Trabalhador explora equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Por Cássio Sousa

Alunos do curso de Psicologia do campus Poeta Torquato Neto em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PRAD) promoveram, nesta quinta-feira (11), no auditório do Palácio Pirajá, a última etapa da roda de conversas proporcionada pelo Programa Saúde Mental do Trabalhador. O tema final foi  “Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho”.

O encontro foi conduzido pela Professora Liliane Moreira e pelas alunas do 8° bloco, Dara Almeida e Maria Eduarda Araújo, trazendo uma dinâmica de roda de conversa com aportes teóricos apresentados durante o evento.

A Professora Zeneide Resende de Sousa participou da roda de conversa e destacou os papeis sociais exercidos no ambiente de trabalho e no âmbito pessoal.

“Quando entendemos que uma pessoa pode desempenhar o papel de sujeito, entendemos que elas tem várias vozes, seja no papel de dona de casa, papel de professora, papel de estudante, entendemos que sim, há a possibilidade de buscar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”.  relatou.

A discente palestrante Dara almeida traçou um paralelo com a ótica da “Piramide de Maslow” do Psicologo norte-americano Abraham Maslow, um conceito que organiza as necessidades humanas de forma hierárquica.

“Ele faz entender que quando encontramos realizações pessoais, nos sentimos mais úteis e realizados, traz também o desenvolvimento de habilidades, então questões como liderança, confiança e comunicação fazem com que cada vez mais nos sentimos bem no ambiente de trabalho e na vida pessoal”, enfatizou a discente.

O Programa Saúde Mental do Trabalhador proporcionou aos estudantes da área da saúde a oportunidade de informar e auxiliar os servidores da UESPI por meio de discussões de temas focados na relação entre saúde mental e trabalho, além de oferecer atendimento psicológico individual online àqueles que necessitam e desejam ser acolhidos.