#UESPI35ANOS: Ascom lança materiais comemorativos em homenagem ao aniversário da UESPI

Em comemoração ao aniversário de 35 da Universidade Estadual do Piauí, a Assessoria de Comunicação lança três obras para a comunidade uespiana e piauiense.

São eles o Manual do Cerimonial para protocolos e eventos da UESPI, e os ebooks: Uespi em Pauta e Memória Uespi.

As três obras foram publicadas pela Editora da UESPI (EdUESPI) e foram lançadas hoje (28) na live de aniversário dos 35 anos da instituição.

Manual: Cerimonial e protocolo para eventos da UESPI

O Manual é um documento que informa como ocorre as aplicações sobre a formação da mesa diretiva, tribuna de honra, uso das bandeiras e hinos, apresentação cultural em eventos, pronunciamento de autoridades dentre outros temas pertinentes à organização de eventos, em especial no âmbito da Universidade Estadual do Piauí.

A autora e cerimonialista da Uespi, Indira do Vale, ressalta que o documento é um norteador para a realização de eventos na universidade. “Este manual servirá para orientações em relação a composição de mesas, como proceder em cada modalidade de evento, seja ele presencial ou online, além dos processos formais que regem os protocolos de eventos no Brasil”, disse.

Manual: Cerimonial e protocolo para eventos da UESPI

UESPI em Pauta

O Ebook Uespi em Pauta traz na sua essência as ações extensionistas da Uespi realizadas no primeiro semestre de 2021. A diretora da Ascom, Sammara Jericó, pontua que este primeiro volume destaca a extensão, mas será produzido material sobre o ensino e a pesquisa nos próximos volumes.

“Este é um trabalho colaborativo feito por toda equipe da Ascom. Com o Uespi em Pauta, queremos dar visibilidade aos projetos e pesquisas desevolvidas na nossa Uespi. São ações de impactos na vida de muitas pessoas que merecem ser conhecidas por toda sociedade”, afirma.

UESPI em pauta

Memória UESPI

O Ebook Memória UESPI conta as histórias dos nomes dados aos 12 campi da Universidade Estadual do Piauí nas cidades de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

É um livro que traz a história de personalidades, momentos históricos e localidades que foram escolhidos para representar a essência de cada campus. O projeto foi originado de 12 reportagens publicadas no site da instituição, entre os anos de 2017 a 2019.

Autora e Coordenadora de conteúdo da Ascom, Valéria Soares, destaca que trabalho foi feito com base em entrevistas, documentos, fotografias e monumentos que narram a história de cada personalidade e evento homenageado nos campi da Uespi.

“Este é um livro que tem dados de criação dos campi, processo de escolha dos nomes e a história de cada pessoa que foi homenageada. São poetas, escritores, professores, políticos, monumentos e personalidades de destaque nas cidades em que viveram. O Memória UESPI é também um material de preservação da história da instituição, que está presente de norte a sul do estado e tem um papel transformador na vida de muitos piauienses e brasileiros”, ressalta.

Memória UESPI