UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI se destaca entre as universidades com maior número de inscritos no Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS 2025

Raíza Leão 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se destacou entre as instituições com maior número de inscritos no Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) 2025. Foram 7.180 candidatos confirmados em todo o país, com destaque para as unidades da USP e da UESPI – Teresina, que registraram os maiores números de inscrições. Entre as novas unidades, chamaram atenção a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência na Educação Básica (Ensino Fundamental), contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país. O curso é semipresencial, com oferta simultânea em todo o território nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e conduz ao título de Mestre em Letras.

O programa tem como área de concentração “Linguagens e Letramentos”, com duas linhas de atuação: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e Estudos Literários. A UESPI oferta o PROFLETRAS desde 2013, quando o programa foi criado.

De acordo com a professora Lucinere da Silva Carvalho, coordenadora do PROFLETRAS na UESPI em Teresina, o exame é uma oportunidade fundamental para professores da rede pública que desejam aprimorar sua formação. “O Exame Nacional de Acesso ao Mestrado é um concurso público voltado para professores de Letras/Português e Pedagogia ingressarem no Mestrado Profissional em Letras. O processo envolve questões objetivas e discursivas, em que o candidato precisa dissertar e argumentar sobre temas específicos da área”, explica.

O PROFLETRAS tem como público-alvo docentes da rede pública estadual e municipal, e busca promover uma formação continuada de qualidade em nível de Mestrado.“Essa formação oportuniza aos professores um crescimento profissional e pessoal na carreira docente”, destaca a coordenadora.

O interesse pela UESPI é reflexo do reconhecimento e da credibilidade do programa no estado. Segundo Lucinere da Silva Carvalho, a ampla divulgação do edital contribuiu para o alto número de inscrições. “A unidade de Teresina fez uma divulgação junto às secretarias de Educação do Estado e do Município e à APPM (Associação Piauiense de Municípios). Nossa procura é sempre muito boa. No ranking das universidades da rede PROFLETRAS, nossa unidade costuma ficar em primeiro ou segundo lugar”, afirma.

Neste ano, a UESPI em Teresina registrou mais de 400 inscritos, dos quais 281 confirmaram a participação com o pagamento da taxa, mantendo a instituição entre as mais procuradas do país. Já o campus de Parnaíba, que ofertou vagas pela primeira vez, teve 135 inscrições. “Esse interesse se deve à credibilidade do PROFLETRAS UESPI, que existe desde 2013 e já qualificou muitos professores, alguns dos quais hoje estão cursando o Doutorado”, completa Lucinere.