Por Clara Monte

Na manhã desta terça-feira (10), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), recebeu uma delegação da Alemanha. O encontro foi na reitoria da instituição.

A delegação incluía representantes de instituições de renome, como o Hospital de Trauma Berlim, a Faculdade de Medicina da Universidade de Greifswald e a GIZ. O objetivo da reunião foi discutir a parceria da UESPI no Projeto PRACTICE, que será implementado no município de São Raimundo Nonato.

UESPI Recebe Delegação Alemã para Discutir Parceria no Projeto PRACTICE

De acordo com o Vice-Reitor da UESPI, Jesus Abreu, o Projeto PRACTICE possui uma iniciativa centrada na prevenção e tratamento de lesões e traumas ortopédicos decorrentes de acidentes de trânsito, com especial atenção para crianças e adolescentes. Ele esclarece que a parceria com a UESPI se concentra em uma abordagem educacional ampla, especialmente por meio do curso de medicina da instituição.

Reunião na reitoria sobre parceria no Projeto PRACTICE

“As ações desse projeto serão implementadas no município de São Raimundo Nonato, localizado na região da Serra da Capivara, e se estenderão às cidades vizinhas. Acreditamos que essa iniciativa representa uma oportunidade significativa para a área médica desta região, sendo ampliada de acordo com as necessidades identificadas. A UESPI desempenhará uma parceria por meio do curso de medicina, bem como da residência médica em ortopedia, envolvendo a participação dos alunos da liga acadêmica de ortopedia, compostos por estudantes da graduação, além da contribuição dos nossos docentes”.

Projeto PRACTICE

O Projeto conta também com o engajamento e apoio de instituições locais, incluindo o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UESPI, a SESAPI (RUE / SAMU Estadual / 12ª Coord. Regional de Saúde), a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e as 12ª e 13ª GRE. Para o Reitor da UESPI, Evandro Alberto, este projeto de extensão, promovido pela ProBrasil Nordeste, representa grande impacto de relevância para a sociedade. Ele expressa sua satisfação ao afirmar que é uma honra a parceria entre as instituições e está totalmente à disposição para oferecer assistência e contribuir para o desenvolvimento do projeto dentro da universidade.

UESPI Recebe Delegação Alemã para Discutir Parceria no Projeto PRACTICE

“Hoje, celebramos mais um avanço no processo de internacionalização da UESPI durante a apresentação desse projeto de grande relevância,  que será acolhido pelo Governo do Piauí. Expresso meus agradecimentos à delegação pela visita e pela clara exposição dos objetivos e etapas do projeto. Estamos entusiasmados para contribuir de forma acadêmica neste projeto de extensão”.

Apresentação do Projeto PRACTICE

Uwe Felipe Weibrecht, representante responsável pela intermediação do Projeto Practice, expressa sua gratidão pela calorosa recepção da UESPI e destaca a importância da parceria com a universidade. “A contribuição da UESPI é fundamental, pois ela está presente hoje em todo o estado graças ao engajamento de suas lideranças. Juntos, temos certeza de que iremos promover mudanças significativas”.