Por Roger Cunha
Teve início o seminário virtual da Universidade Estadual do Piauí com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e a gestão acadêmica na instituição. O evento começou na segunda-feira, 26 de agosto, e seguiu até hoje, dia 27 de agosto. O evento foi transmitido pelo YouTube oficial da UESPI, pelo Google Meet e pelo Canal Educação do Governo do Estado, garantindo que o conteúdo chegue a todos os polos da UESPI espalhados pelo Piauí.
A abertura do seminário contou com a presença de membros da administração da UESPI, incluindo o Vice-Reitor, Professor Doutor Jesus Antônio Abreu; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), Professora Doutora Mônica Maria Feitosa Braga Gentil; e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Professor Doutor Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira. Além disso, estiveram presentes outros membros da administração superior da UESPI e vários docentes ingressantes.
Durante sua participação online no seminário, o Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto, deu calorosas boas-vindas aos novos docentes da universidade. Demonstrou entusiasmo pela integração desses profissionais e destacou a importância das contribuições para a instituição. O Reitor aproveitou a oportunidade para falar das reformas e melhorias em andamento na UESPI que visam modernizar a infraestrutura e proporcionar um ambiente mais eficiente para ensino, pesquisa e extensão. Ele também reafirmou o compromisso da administração superior em apoiar os novos professores, incentivando-os a se envolver ativamente e a contribuir para o crescimento e a excelência contínuos da universidade.
O Vice-Reitor da UESPI, Professor Doutor Jesus Antônio de Carvalho Abreu, ressaltou a importância do seminário, como uma oportunidade crucial para integrar e acolher os novos professores. Em sua fala, ele enfatizou que o evento oferece aos docentes uma visão clara sobre como podem se desenvolver profissionalmente na universidade. Além disso, o seminário demonstra que a administração superior está comprometida em oferecer apoio e incentivo aos professores. “Além disso, é uma oportunidade para reforçar que a administração superior da UESPI está ao lado deles, oferecendo todo o apoio e incentivo necessários nessa importante missão de transmitir conhecimento e contribuir para a formação acadêmica de nossos estudantes”, afirmou.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), Professora Doutora Mônica Maria Feitosa Braga Gentil, enfatizou o seminário como um momento essencial para acolher e integrar os novos docentes da UESPI. Ela ressaltou que o evento oferece uma oportunidade para que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas, alinhem seus conhecimentos acadêmicos com os saberes pedagógicos necessários para o ensino superior e se familiarizem com a estrutura da universidade.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira, deu as boas-vindas aos novos docentes destacando o compromisso da PROP em apoiar o desenvolvimento científico e acadêmico. Ele falou sobre a importância da pesquisa e da inovação na universidade, mencionando que a PROP está disponível para oferecer suporte em todas as etapas, desde a submissão de projetos até a orientação de alunos de pós-graduação.
A Professora Dalva Stella, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) da UESPI, ministrou a palestra desta manhã com o tema “A Formação Docente e os Desafios Atuais na Educação Superior”. Ela explicou que o seminário visa promover uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas dos novos docentes, oferecendo uma oportunidade valiosa para que considerem os desafios da docência no ensino superior e integrem seus conhecimentos acadêmicos com os saberes pedagógicos necessários para um ensino mais eficaz. “O seminário não apenas auxilia os docentes na reflexão sobre suas práticas, mas também é essencial para que eles se familiarizem com a estrutura da universidade. A contribuição do seminário é promover uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica de cada professor, permitindo que integrem seus conhecimentos acadêmicos específicos com os saberes pedagógicos necessários para o ensino superior”, afirmou Dalva Stella.
Alexandre Augusto, docente ingressante, disse que o seminário irá contribuir para sua futura prática na docência. Ele afirmou que é fundamental para que os professores se apropriem das ferramentas pedagógicas necessárias para desempenhar suas funções com eficácia. Destacou que o conhecimento profundo sobre as estruturas e órgãos da universidade é crucial, pois facilita o acesso a recursos e apoios importantes para o desenvolvimento das atividades docentes, de pesquisa e de extensão. “O seminário é essencial para garantir que os docentes estejam bem preparados e que o ensino e a aprendizagem sejam mais eficientes e produtivos”, concluiu Alexandre Augusto.
Na parte da tarde, a programação incluiu apresentações detalhadas sobre a estrutura e funcionamento das principais áreas administrativas da UESPI, incluindo os trabalhos e objetivos das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREX). A palestra da Professora Doutora Eliene Maria Figueiredo Viana Pierote abordou o tema “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Superior”, explorando estratégias e práticas essenciais para a otimização do trabalho pedagógico no ensino superior.
O segundo dia do seminário, terça-feira, 27 de agosto, foi marcado por palestras e apresentações focadas na formação dos novos docentes da UESPI, incluindo apresentações das Pró-Reitorias de Administração (PRAD) e Planejamento (PROPLAN).
A palestra de Carlos Alberto Pereira da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI), discutiu o “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Avaliação Institucional e dos Cursos de Graduação”. A apresentação focou nos processos de avaliação institucional e dos cursos de graduação, detalhando as diretrizes e critérios aplicados no contexto estadual.
O dia foi concluído com a palestra da Professora Maria do Rosário de Fátima e do Professor Me. Tales Antão de Alencar Carvalho, sobre o “Sistema de Avaliação dos Cursos de Graduação – ENADE: Experiência de Avaliação da UESPI”. Os palestrantes compartilharam a experiência da UESPI com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), oferecendo percepções sobre a preparação da universidade para as avaliações e os impactos dessa experiência na melhoria dos cursos de graduação.