Uespi realiza reunião que visa parceria com a UFPB para promover Doutorado Interinstitucional

Na manhã desta segunda-feira (30), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, através do reitor Prof. Dr. Evandro Alberto, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), uma reunião com o representante do colegiado de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Prof. Dr. Newton de Oliveira, que tinha por objetivo tratar sobre parcerias.

O Prof. Dr. Evandro Alberto, reitor da UESPI, destaca a importância da realização dessa reunião através das pautas abordadas. “Estamos discutindo as possibilidades de fazermos uma cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba e a nossa instituição. Além disso, a viabilidade de sediarmos em nossa UESPI um Dinter em Direito e outro em Administração. Estamos buscando esse encaminhamento através dessa reunião”.

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) é um Programa de Pós-graduação acadêmica conduzidas por uma instituição promotora nacional nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora. A reunião abordou a possibilidade de haver essa colaboração entre as duas instituições. O encontro contou também com a presença do Vice-Reitor, Prof. Dr. Jesus Abreu, o Diretor do Centro de Ciências Sócias Aplicadas (CCSA), Prof. Allen da Costa, o Coordenador do curso de Direito do Campus Clóvis Moura, Prof. Georges Thales, e o Prof. Lirton Nogueira.

Para o Prof. Dr. Newton de Oliveira (UFPB), a colaboração poderá trazer inúmeros benéficos ao corpo docente, além de promover a qualificação profissional. “A UFPB já possui uma experiência na realização de parcerias com outras instituições. Será um prazer montarmos esse convênio para ofertarmos o Dinter”, ressalta.

A PROP, com o apoio da Reitoria, criou dois grupos de trabalho, sendo um na área de Administração e outro na área de Ciências Jurídicas, para realizar estudos de viabilização de um Termo de Cooperação Técnica entre a UESPI e a UFPB, no sentido de possibilitar a realização de Projetos de cooperação entre as instituições para qualificação de profissionais de nível superior, com turmas temporárias de doutorado.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Rauirys Alencar, o encontro reconhece a importância de se realizar reuniões que visam possibilitar a capacitação e qualificação dos docentes de ambas as instituições. “É um reconhecimento, por parte da UESPI, da importância da qualificação dos docentes nessas áreas, em destaque ao curso de Direito, várias vezes premiado, estando entre os melhores do Brasil, o que resultou em seis selos OAB Recomenda este ano”.