UESPI realiza o IV Encontro Nacional do PROFBIO

Por Priscila Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está organizando o IV Encontro Nacional do PROFBIO em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sede do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). O evento acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro no canal no Youtube da UESPI Oficial.

O PROFBIO possui 20 campi e 18 universidades na rede e todas estão participando do evento como ouvintes, apresentação de trabalhos e oficinas. O  IV encontro Nacional do Profbio é utilizado para que os participantes do programa possam interagir, avaliar os resultados e conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Esse encontro faz parte das atividades do PROFBIO anualmente. A UESPI foi a instituição designada para realizar a organização do evento. A professor Francisca Lúcia é membro da comissão nacional e coordenadora. Ela aponta que a organização coloca o Profbio/UESPI em destaque entre as instituições da rede.

“Esperamos que o evento propicie um espaço de integração e colaboração entre discentes, mestres, docentes, coordenadores e gestores da rede, de forma a  consolidar cada vez mais o PROFBIO no cenário da Educação Superior brasileira e em seu objetivo de propiciar qualificação profissional de docentes de Biologia da rede pública de ensino do país, na perspectiva de uma mudança de postura na condução do ensino de Biologia mais investigativo, contextualizado, privilegiando a reflexão crítica e curiosidade dos alunos”, disse. O evento é direcionado apenas para participantes do programa, docentes, egressos e mestrandos.

Durante o encontro, estão previstos 10 minicursos e diversificados momentos para discussões e intensa troca de experiência entre os docentes, discentes e egressos de todas as 18 Instituições Associadas que cooperam, em rede, para a qualificação continuada de docentes e melhoria do Ensino de Biologia no Brasil. Entre os ministrantes das palestras e discussões estão professores, estudantes e egressos do PROFBIO/UESPI.

A professora do PROFBIO e do curso de Ciências Biológicas, campus de Campo Maior, Carla Ledi Korndörfer, vai ministrar um minicurso sobre Educação Ambiental Crítica. Ela realizará a participação juntamente à mestrandas do PROFBIO e uma discente do curso de Ciências Biológicas.

“O nosso objetivo é apresentar para os participantes os fundamentos e de que forma podemos trabalhar em ambientes formais e não formais de ensino. A educação ambiental crítica trata-se de uma vertente da E a leva em consideração todas as dimensões do ambiente, não apenas a natureza. Considera que a crise ambiental é decorrente da desigualdade de social. Quando trabalhamos nesta perspectiva consideramos o contexto histórico dos sujeitos. Dialoga com a pedagogia de Paulo Freire”, explica.

O egresso do PROFBIO, Wilton Linhares, irá abordar a temática “PowerPoint como ferramenta interativa para o conteúdo de biologia”. O minicurso aborda como as tecnologias podem auxiliar no ensino. “O minicurso que irei ministrar busca demonstrar uma maior interação do público com este recurso tecnológico para a produção de objetos educacionais. Através desse programa muitos materiais podem ser elaborados para incentivar a participação dos estudantes nas aulas presenciais e remotas, como jogos de cartas e tabuleiros como exemplo. Sou grato pelo convite para participar do IV Encontro Nacional do PROFBIO. Espero contribuir nesse momento de trocas de experiências educacionais e aprendizagem”, fala o professor.

A programação completa conta com oficinas, apresentação de trabalhos e minicursos com temas variados. Confira:

Acesse mais informações no perfil do Instagram do evento