UESPI realiza evento em comemoração ao dia dos pais

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, nesta segunda-feira, 12 de agosto, um evento especial para celebrar o Dia dos Pais. A cerimônia, realizada no Mezanino localizado no Palácio Pirajá, contou com uma programação cultural e de bem-estar e destacou a importância da paternidade ativa e o papel fundamental dos pais na familia.

Comemoração ao dia dos pais

O Reitor, Professor Doutor  Evandro Alberto, pai de dois filhos,  destacou que o evento foi uma excelente oportunidade para reconhecer e valorizar a importância dos pais tanto para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) quanto para a sociedade em geral. “É um momento em que temos a oportunidade de reconhecer a importância dos pais para nossa universidade e para a sociedade. Parabenizo a ASCOM pela organização desta homenagem aos pais e é com imensa satisfação e alegria que vivenciamos este momento na Universidade Estadual do Piauí.”

Reitor e Vice – Reitor da UESPI na comemoração dos dia dos Pais.

A celebração começou com uma apresentação de saxofone feita pelo Maestro Ailton Carneiro e isso proporcionou um momento de música ao vivo que encantou todos os presentes. A performance foi seguida pelo coral da UESPI, composto por membros da comunidade universitária e regido pelo maestro Pedro Furtado, que apresentou um repertório diversificado, trazendo alegria e emoção aos pais presentes.

UESPI, celebra e homenageia o dia dos Pais.

O Vice-Reitor, Professor Dr. Jesus Abreu, pai de um filho, ressaltou que ser pai é, acima de tudo, ser protetor. Ele expressou que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) valoriza profundamente a função paternal, tratando-a como uma verdadeira bênção. “Ser pai é ser protetor. E a UESPI, como instituição, respeita muito essa função do pai, essa bênção de Deus que é ser pai. Então, nossa instituição  está alinhada com os valores da sociedade, com a dedicação dos pais e nós os  parabenizamos por esse dia tão especial”.

A diretora do DAEC, Aline Martins, e a diretora do DPPE, Samaira Souza, foram responsáveis por homenagear os pais com reflexões sobre a paternidade ativa. Ela expressou a importância de reconhecer e celebrar o Dia dos Pais de forma institucional, destacando mudanças significativas nos papéis sociais relacionados à paternidade. “Eu avalio como um evento muito importante, que precisa ser comemorado institucionalmente e com a mudança dos papéis sociais. A paternidade atingiu um novo modelo. Hoje, o homem precisa ter uma paternidade ativa, atuando nos cuidados com os filhos de uma forma bem diferente do passado, onde o papel se limitava a prover financeiramente. Este evento é um momento para saudar todos aqueles que exercem a paternidade ativa e provocar reflexões para que os pais assumam esse papel fundamental para a construção dos filhos.”

diretora do DAEC, Aline Martins, e a diretora do DPPE, Samaira Souza na celebração do dia dos pais

Samaira Souza, Diretora do DPPE, descreveu a importância do papel do pai, destacando que ele deve oferecer apoio emocional e ser um porto seguro para os filhos. Ela ressalta que um pai ativo não apenas ensina habilidades práticas, como jogar futebol e empinar pipa, mas também participa das tarefas diárias e sabe quando dar a orientação e a disciplina necessárias. Além de estar presente, ser pai envolve um profundo compromisso emocional, representando um papel de verdadeiro sentimento, autenticidade e grandeza.

Evento especial para celebrar o Dia dos Pais.

O Professor Renato Aragão, Prefeito Universitário, ressaltou  que a universidade desempenha um papel importante ao reconhecer e valorizar os pais que fazem parte da comunidade acadêmica. Ele vê a homenagem aos pais como uma iniciativa extremamente positiva, pois os pais têm um impacto fundamental na formação da personalidade dos filhos.

Ginastica laboral desenvolvida pelos alunos de Ed. Física para os pais.

Para fechar a celebração, o grupo do projeto de ginástica laboral da UESPI, desenvolvido pelos estudantes de educação física, proporcionou uma dinâmica descontraída e saudável. Além disso, a ASCOM realizou sorteios de brindes para presentear os pais presentes no evento.

Fotos do Evento:

Mais fotos e vídeos do evento pode ser acessado através do link:  https://drive.google.com/drive/folders/1h3F8LNL-dssakr9BaoOc7OV8YrWq_l8f?usp=sharing