Por Roger Cunha
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Uruçuí, por meio do Laboratório de Solos do Cerrado Piauiense, promoveu mais uma edição do evento em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril. A ação foi realizada nas dependências do CETI Maria Pires Lima, em Uruçuí, e reuniu alunos do ensino fundamental e médio para um dia de troca de saberes e experiências sobre a importância do solo para o meio ambiente e a produção de alimentos.

UESPI leva consciência ambiental a alunos de Uruçuí
Durante o evento, estudantes dos blocos II, IV e VI participaram com apresentações e atividades criativas, enquanto a equipe da UESPI apresentou experimentos e demonstrações práticas voltadas à conservação e uso consciente do solo.
O Diretor do Campus Uruçuí da UESPI, professor Francisco Leonardo, ressaltou a importância da ação para a formação das novas gerações. “Estamos promovendo um evento de extensão que realizamos anualmente, justamente no Dia Nacional da Conservação do Solo. Trouxemos experimentos que mostram como usar o solo de forma consciente, pensando na sustentabilidade e no uso prolongado ao longo dos anos”, destacou.

UESPI leva consciência ambiental a alunos de Uruçuí
Segundo o professor, levar esse tipo de conteúdo para os jovens é essencial para despertar a consciência ambiental desde cedo. “É fundamental que os alunos tenham esse contato já no ensino fundamental e médio, para que cresçam entendendo a importância da preservação do solo e dos recursos naturais como um todo”, reforçou Francisco Leonardo.
A atividade também fortaleceu o vínculo entre universidade e comunidade, promovendo a integração entre ensino superior e educação básica.