UESPI promove I semana de pesquisa, extensão e pós-graduação

Por Roger Cunha

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Universidade Estadual do Piauí irá realizar a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, no Gran Hotel Arrey, em Teresina-PI. Este evento inédito busca integrar a apresentação de projetos, promover discussões acadêmicas e incentivar a produção científica e a inovação, reunindo estudantes, professores e pesquisadores da universidade.
A iniciativa promete ser um marco no desenvolvimento científico e tecnológico da UESPI, unificando eventos tradicionais da instituição em uma plataforma ampliada e colaborativa.

I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação com foco em inovação e desenvolvimento acadêmico

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira, a semana representa uma evolução dos eventos tradicionais da UESPI, como o Seminário de Iniciação Científica e o Simpósio de Produção Científica, e traz como grande diferencial a inclusão do Seminário de Extensão e do Seminário de Pós-Graduação, que serão realizados pela primeira vez. “Nós vamos, este ano, inovar agregando e ampliando um evento que já tradicionalmente ocorre na universidade, que é o Seminário de Iniciação Científica, o Simpósio de Produção Científica. Vamos para a nossa terceira edição do Simpósio de Inovação Tecnológica, e, este ano, estamos trabalhando junto com a professora Ivoneide e o professor Tales, nosso diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), para também incluir o Seminário de Extensão e o Seminário de Pós-Graduação”, explicou o Pró-reitor.

O professor Rauirys destacou ainda que o evento tem como objetivo congregar toda a comunidade acadêmica da UESPI em torno de temas cruciais para o futuro da instituição e do estado. “Este evento congrega toda a comunidade acadêmica – professores, alunos e corpo técnico administrativo – para discutirmos questões importantes para a UESPI e para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado. O nosso reitor, professor Evandro, idealizou realizarmos a nossa primeira semana de pesquisa, extensão e pós-graduação, um evento que tende a congregar toda a comunidade acadêmica e também corpo técnico-administrativo para juntos discutirmos as questões importantes destes temas relacionados à nossa universidade, e que a UESPI pode trabalhar e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico do nosso estado e também da assistência que ela pode prestar a toda a comunidade envolvida nos projetos de extensão.”

Outro ponto de destaque mencionado pelo Pró-reitor é a integração entre pesquisa, inovação tecnológica e extensão que, segundo ele, são fundamentais para a geração de produtos e soluções para problemas reais. “Antes, nós já tínhamos um trabalho consolidado dentro da questão da pesquisa. Há dois anos, agregamos a inovação tecnológica, que veio contribuindo de sobremaneira para o engrandecimento do evento. Este ano, estamos agregando também a extensão como uma forma de indissociabilidade. A pesquisa, a inovação tecnológica estão muito próximas à geração de produtos, à solução de problemas, e isso é desenvolvido através dos programas de extensão”, acrescentou.

O evento não será apenas uma vitrine para os trabalhos desenvolvidos pela UESPI, mas também uma oportunidade para que alunos e professores planejem o futuro da instituição. “Os nossos alunos terão a oportunidade não só de apresentar seus trabalhos, mas também de acompanhar trabalhos desenvolvidos pelos seus colegas. O nosso corpo docente terá uma programação voltada especialmente para eles, com oficinas, palestras e treinamentos, o que nos ajuda a planejar a universidade que queremos para o futuro, a UESPI que queremos”, afirmou o professor Rauirys.

Voltada para toda a comunidade acadêmica da UESPI, a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação também estará aberta a pesquisadores de outras instituições. As inscrições para o evento serão realizadas online e estarão disponíveis no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), com participação gratuita e acessível a todos os interessados.