UESPI prepara programação para o Dia Internacional da Mulher

8 de março – Dia Internacional da Mulher e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) irá celebrar esse dia destacando e honrando as inúmeras contribuições das mulheres em todas as áreas da instituição. Desde docentes, discentes e funcionários administrativos, as mulheres desempenham papeis fundamentais em todos os aspectos da nossa Universidade.

Além de reconhecer as conquistas passadas, o Dia Internacional da Mulher na UESPI também é uma ocasião para refletir sobre os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade. Pensando nisso, no dia 8 de março, a partir das 8h da manhã, no Palácio Pirajá, haverá uma recepção às mulheres presentes.
Uma das atrações será
a apresentação do Grupo de Teatro da UESPI, agora, com novos atores e sob a direção da Profa. Norma Soely Guimarães. O grupo apresentará, pela primeira vez, a peça Marcas Invisíveis, que mostra, na sequência, os 5 tipos de violência contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha.

A peça traz a história de Norinha, que sonhava encontrar um grande amor, mas, antes, tinha o desejo de se tornar uma artista plástica de nome internacional. Norinha pintava telas coloridas, solares, abstratas e lindas, quando apareceu Camilo, sorrateiro, silencioso arrebatando o seu coração. Ela se deixa envolver por esse amor que, aos poucos, vai silenciando sua voz, deixando marcas profundas e invisíveis em seu ser.

“Essas formas de agressão são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para a mulher. A apresentação nos leva a refletir como qualquer uma delas constitui ato de violação dos direitos humanos e deve ser denunciada”, fala a Profa. Norma.

Campanha Dia Internacional da Mulher

A Assessoria de Comunicação – ASCOM UESPI esta preparando uma campanha intitulada “Vozes Plurais: mulheres na UESPI”.
Nos próximos dias serão lançados materiais destacando histórias inspiradoras de mulheres da UESPI e que estão fazendo a diferença em suas áreas de atuação. Todo conteúdo poderá ser  acompanhado pelo site da Universidade, no canal no Youtube (UESPIoficial) e em todas as redes sociais da UESPI.