UESPI participa do Fórum de Políticas para Pessoas com Deficiência

Por Giovana Andrade

Docente e discentes do curso de Enfermagem de Picos juntamente com o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, estiveram presentes no Fórum de Políticas para Pessoas com Deficiência, na cidade de Picos, representando a instituição. O objetivo do evento foi levar serviços e informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e debater as políticas públicas voltadas para esse público.

A Profa. Dra. Aline Leal esteve presente e demonstrou imensa alegria em ter feito parte do evento em conjunto com os acadêmicos de Enfermagem prestando serviços, como a verificação de pressão e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de outros cuidados com a saúde. “Para nós é uma enorme alegria, porque a enfermagem, enquanto profissão, e nós, enquanto docentes e discentes do curso de enfermagem, temos muito a contribuir para o apoio à inclusão das pessoas com deficiência e a parceria com eventos grandiosos como esse, que buscam incluir pessoas que, muitas vezes, estão escondidas, à margem, e por isso não conseguimos alcançar. Aqui, nesse momento, nós conseguimos oferecer nosso apoio mais também estamos de mãos dadas com essas pessoas, prestando assistência, homenagem e mostrando que estamos juntos, diariamente, nesse avanço, nessa conquista pela inclusão.”

Rayla Beatriz, estudante do nono período de Enfermagem, diz que toda a turma se sentiu honrada e emocionada pelo convite em participar de um evento tão importante como este. “Assistimos a diversas palestras, ouvimos várias pessoas importantes discutindo essas questões e falando sobre as políticas públicas que são desenvolvidas aqui no estado. Considero que a cada vez que nos envolvemos em ações como essa, conseguimos expandir nossa percepção do mundo, nossa visão e nosso posicionamento dentro da nossa área profissional. Isso acontece porque, queiram ou não, são temas muito importantes sendo debatidos. Conforme interagimos com cada pessoa, cada profissional que aborda esse tema, vamos absorvendo um pouco de conhecimento de cada um e isso enriquece nossos atendimentos. Podemos dar orientações e explicar às mães e responsáveis como lidar com crianças que apresentem algum tipo de deficiência”.

O evento teve mais de mil inscritos é  foi realizado com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e contou com palestras e debates sobre assuntos como: saúde, educação, empregabilidade, transporte, assistência social e outros.

Na oportunidade, o secretário Mauro Eduardo, da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí (SEID), evidenciou a importância da parceria entre governo, sociedade e universidade na inclusão e respeito as pessoas com deficiência. “Este é um momento crucial em que está sendo abordado a importância da inclusão, do respeito e dos direitos das pessoas com deficiência e entendemos que neste processo o envolvimento da educação, especialmente da universidade, é de fundamental importância, porque é nas escolas/universidades que moldamos as pessoas. Portanto, levar a pauta da inclusão para as escolas, para que quando um aluno com deficiência entre na universidade ou em qualquer outra área, ele seja recebido com respeito e dignidade é de valor inestimável”.

Através de suas políticas de cotas, programas de bolsas e iniciativas de equidade, a UESPI se esforça para tornar a educação superior acessível a todos. Contribuindo para um futuro mais inclusivo e igualitário, o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, elogiou a iniciativa e demonstrou satisfação com a parceria. Ele acredita que o trabalho certamente irá gerar muitos resultados. “Este evento marcou o ponto de partida e, a partir daqui, colheremos frutos promissores. Esses resultados reverberarão em diversos municípios, impactando positivamente suas comunidades. Juntos, estamos trabalhando para concretizar a missão da inclusão. Portanto, creio que estamos diante do começo de algo muito significativo.”

Carla Carvalho, uma das organizadoras do evento, explica que foi um trabalho árduo para organizar e estabelecer parcerias, mas que trouxe resultados muitos satisfatórios.  “Posso dizer que foi um sucesso tremendo. Ultrapassamos as expectativas com mais de mil inscritos. Superamos aquilo que esperávamos, o que é realmente gratificante. O evento transcorreu de forma excelente, tudo saiu conforme planejado. A comunidade abraçou o Fórum de maneira positiva e isso foi evidente pela grande participação e movimentação que tivemos ao longo desses dias. Recebemos um retorno muito favorável, as pessoas se envolveram e participaram ativamente. Por isso, nossa gratidão é imensa a todos que se envolveram e fizeram parte desse evento.”