UESPI lança 4ª edição do programa Pró-Equidade com foco em gênero, raça e diversidade

Por Roger Cunha

Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto de 2024, o auditório do Palácio Pirajá da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi palco do lançamento da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – SEMPI.

O evento, que contou com a presença das palestrantes Léticia Gualter e Allana Maris, também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da UESPI no YouTube, proporcionando ampla acessibilidade e engajamento da comunidade acadêmica.

Lançamento da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – SEMPI.

A cerimônia de lançamento também destacou o trabalho do comitê responsável pelo programa, composto pela Professora Nadja Pinheiro, Coordenadora do Parfor Equidade; a Assistente Social Eulina Coelho; a Diretora da Facime, Fabiana Teixeira; o Psicólogo João Victor Cavalcante; o Assistente Social Rubens Dias; e a Professora e Diretora do DPPE, Samaira Souza. Juntos, eles se dedicam a promover a equidade e a diversidade na universidade.

Comitê responsável pelo programa.

Profa. Nadja Pinheiro, Coordenadora Adjunta do Parfor Equidade, explicou que o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é uma iniciativa federal que visa promover a igualdade e a diversidade nas instituições. Este é o primeiro ano em que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participa do programa, que está em sua quarta edição. “O programa visa trabalhar questões de gênero, raça e equidade para que todos, desde a administração superior até os funcionários, possam desenvolver ações para promover essas temáticas”, afirmou. Segundo a professora a 4ª edição do programa é caracterizada por um aumento no número de signatários, o que ampliou a participação de diversas instituições e fortaleceu o projeto de ações afirmativas da universidade.

As palestrantes: Léticia Gualter e Allana Maris.

Letícia Gualter, uma das palestrantes do evento, expressou suas perspectivas sobre a abertura da 4ª edição do Programa Pró-Equidade. Ela destacou que o Pró-Equidade é uma iniciativa de grande importância e que tem alcançado maior adesão por parte dos órgãos estaduais nesta edição. “O Pró-Equidade é essencial para promover mais equidade e reduzir a discriminação por etarismo, orientação sexual, racismo e sexismo. A adesão da UESPI é muito positiva e esperamos que o programa traga avanços significativos nessa área”, disse a palestrante. Ela também revelou que sua palestra abordaria o cronograma do programa, os deveres do comitê interno e a importância do selo do Pró-Equidade, que desde o ano passado passou a ser obrigatório para os órgãos estaduais.

Eulina Coelho, assistente social da Prex e membro do comitê do Programa Pró-Equidade, destacou a importância da 4ª edição do Pró Equidade, que marca a primeira participação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no programa. Ela explicou que o objetivo do lançamento foi apresentar aos servidores, que são o público-alvo do programa, o funcionamento, os eixos e a metodologia do Pró-Equidade.. “A participação da UESPI no programa é uma novidade. Hoje, o lançamento serviu para mostrar aos servidores como o programa funcionará e quais serão suas metodologias e eixos de atuação. Avaliamos que a abertura foi um sucesso e esperamos que, ao longo dos meses, consigamos alcançar o selo de Pró-Equidade”, destacou Eulina.

Lançamento foi acompanhado por funcionários da instituição.

A Professora e Diretora Samaira Souza, representando a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), avaliou positivamente a abertura da 4ª edição do Programa Pró-Equidade. Em sua declaração, a profa. Samaira Souza ressaltou que o Pró Equidade chega à UESPI em resposta à preocupação da gestão com as questões de gênero, raça e diversidade promovidas pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres. Ela destacou que a gestão vê a iniciativa como uma oportunidade crucial para melhorar as relações interpessoais entre todos os servidores da universidade, incluindo bolsistas, técnicos e estagiários. A administração considera o programa uma causa importante e acolheu a iniciativa com entusiasmo.

O lançamento aconteceu no auditório do Palácio Pirajá.

Como Presidente da Comissão de Ações Afirmativas, a Profa. Samaira Souza também destacou a relevância do Pró-Equidade para a promoção de igualdade e diversidade na instituição. Ela mencionou que as questões de gênero, raça e diversidade estão presentes em todos os aspectos da vida institucional da UESPI e que a implementação do programa é uma maneira de fortalecer a cultura e a educação na universidade, promovendo uma maior igualdade e inclusão.

O comitê do programa juntamente com as palestrantes no lançamento do programa.

O lançamento da 4ª edição do SEMPI ratifica a UESPI como agente na promoção de um ambiente mais inclusivo e igualitário, refletindo o compromisso da universidade com a diversidade e a equidade.