UESPI inaugura laboratório de informática no Centro de Ciências da Saúde

Por João Fernandes e Vitor Gaspar

Nesta sexta-feira (15), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou mais um laboratório de informática, desta vez, no Centro de Ciências da Saúde (CCS-FACIME), em Teresina. Ao todo, já foram entregues 13 laboratórios, divididos em diferentes campi do interior e da capital. Estes avanços reafirmam o compromisso da instituição com o avanço tecnológico e educacional.

Momento do descerramento de placa

O novo espaço conta com 20 computadores, equipados com programas de Software de ultima geração. O laboratório vai servir de apoio as atividades de ensino, pesquisa e extensão do centro, que conta atualmente com 968 alunos e 191 professores.

De acordo com a professora Fabiana Teixeira, Diretora da Facime, o laboratório não beneficiará apenas os estudantes, como também os professores, que poderão otimizar seu tempo e oferecer aulas mais dinâmicas e práticas, aproveitando toda a infraestrutura tecnológica disponível.

“Com este laboratório, estaremos proporcionando mais qualidade de ensino para a comunidade acadêmica da UESPI. No laboratório, os alunos terão livre acesso para realizarem suas pesquisas, desenvolverem TCC e projetos de extensão”, destaca a diretora.

Espaço do novo laboratório da FACIME

O novo espaço foi projeto pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da UESPI (DENG), o Centro recebeu 05 data-shows e 20 computadores, estes adquiridos com emendas de bancadas em contrapartida do tesouro estadual. O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC),  Maurício Rocha, ressaltou que a UESPI tem compromisso com a excelência educacional e o constante investimento em infraestrutura tecnológica que preparam seus alunos para os desafios do mundo digital, além de promover um ambiente acadêmico propício ao crescimento e à inovação.

Nossa intenção é melhorar cada vez mais as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão dos alunos da Facime. A partir de agora, eles terão acesso a computadores bons e rápidos para desenvolverem suas atividades. Sabendo que a Facime abriga cursos da área de saúde, uma das áreas que cada vez mais migra para o mundo digital, é preciso acesso à internet, precisa de computadores para realizarem suas atividades”, pontua o diretor.

Comunidade acadêmica da FACIME

Presente na solenidade, o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, destacou que a inauguração representa mais do que a entrega de um novo espaço físico. É o reconhecimento de que as atividades universitárias vão além do ensino tradicional, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de projetos inovadores. “Estamos fazendo mais uma entrega. Esse é o 13º laboratório inaugurado pela nossa gestão. Estamos oferecendo agora para os estudantes da FACIME um espaço tecnológico pronto e funcional para atender a comunidade acadêmica”.

Atualmente, além dos cursos de graduação, FACIME trabalha com 14 programas de Residência: a Residência Médica em Cirurgia Vascular, Nefrologia, Medicina Intensiva, Urologia, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, além da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto.

Os estudantes já aproveitaram para inaugurar os novos computadores

Pensando no aprimoramento dessas atividades, o Vice-Reitor da UESPI e professor do curso de Medicina, Dr. Jesus Abreu, destacou que a maior parte das ações necessita de bons computadores e esse espaço vai impulsionar ainda mais a comunidade da FACIME a realizarem seus projetos.

“Estamos ampliando cada vez mais as atividades de pesquisa e de extensão e essa é uma via de acesso para as publicações científicas e para estar conectado com o mundo. Além deste, vão ser inaugurados ainda mais laboratórios para a nossa comunidade acadêmica”.

Gustavo Oliveira, do curso de Fisioterapia foi o representante discente na cerimônia