UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI ganha mais três professores doutores

Por Anny Santos

Três professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conquistaram o título de Doutor e o tempo dessa conquista para a Universidade foi em 40 horas. Esse grau acadêmico, considerado o mais elevado em grande parte dos sistemas de ensino, normalmente requer uma média de quatro a cinco anos de estudos, destacando e desenvolvendo a capacidade desses docentes na área de pesquisa e ensino.

Os três professores doutores em questão são: Ivaldo Coelho, Moisés Mendes e Sérgio Lustosa, que continuarão com seu importante papel na promoção da educação de qualidade no Estado do Piauí, juntamente com os demais docentes da instituição.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa (PROP), Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira,  a UESPI conta com cerca de 500 doutores no seu quadro de corpo docente efetivo. “A Universidade possui um programa robusto de capacitação docente, assegurando que professores possam se afastar de suas atividades, oportunizando sua completa dedicação a sua formação, assegurando seus vencimentos sem prejuízos financeiros. Temos, hoje, cerca de 80 professores afastados para dedicação total ao seu aprimoramento, progredindo ainda mais em sua carreira docente por titulação”, afirma.

Além disso, o Pró-reitor destaca que a Universidade possui termos em cooperação, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), com edital de bolsas de doutorado fora do Estado. Segundo ele, os docentes podem concorrer a uma bolsa de auxílio para ajudar a custear as despesas fora do Piauí. “A PROP parabeniza os novos doutores da Universidade e deseja pleno sucesso em suas carreiras profissionais”.

Os professores foram alunos de doutorado do, também docente da UESPI, Dr. Francisco das Chagas Alves Lima, professor dos programas de Pós-Graduação em Química UFPI e RENORBIO (UFPI/UESPI), Doutorado em Rede Nordeste de Biotecnologia, fundamental nesse processo de formação.

Sobre os mais novos doutores

O Prof. Dr. Moisés Mendes, do curso de Educação Física e um dos Coordenadores da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI), destaca que ter mais doutores na universidade é aprofundar o universo da pesquisa, melhorar a qualidade de ensino e trazer recursos para dentro da instituição. “O doutorado também é uma conquista pessoal. Quando você se forma na graduação, você traça metas e algumas dessas metas era conquistar uma especialização, um mestrado e, na sequência, um doutorado, que conseguimos agora. Além disso, ao pesquisar os conhecimentos já existentes, dando profundidade a eles, também visamos aquilo que ainda pode ser descoberto”.

Prof. Dr. Moisés Mendes

Para o Prof. Dr. Ivaldo Coelho, também do curso de Educação Física e Coordenador da UNATI, o título é como um prêmio que se recebe após um longo caminho percorrido durante a pesquisa. “Por meio desse período de estudo e da certificação ao final dele, o profissional se capacita ainda mais. Para o ensino proporciona uma maior qualidade, além de contribuir para a pesquisa dentro da universidade e para os programas de extensão. Eixos fundamentais dentro e fora da instituição”.

Prof. Dr. Ivaldo Coelho

Já para o Prof. Dr. Sérgio Lustosa, do curso de química, cursos de pós-graduação, em qualquer nível, são sempre importantes para a universidade, pois o conceito desta depende também da qualidade dos profissionais que ali atuam. “Quanto ao ensino, aumentamos as possibilidades de aprendizagem experimental, além de se familiarizarem com o desenvolvimento de pesquisa científica. É bom lembrar que o aumento de professores a nível de doutorado traz maior possibilidade de abertura de cursos de mestrado”.

Momento da defesa

Prof. Dr. Sérgio Lustosa

Essa conquista não apenas reflete suas capacidades acadêmicas, mas também ressalta o compromisso da UESPI com a promoção do ensino público de qualidade no Piauí. Seus esforços na pesquisa e no ensino ajudam a impulsionar a educação no estado.

A UESPI parabeniza esses docentes por sua dedicação e pela conquista do título de Doutor.