UESPI fortalece vínculo com Rede de Ensino Público por meio de Projeto

Por Anny Santos

Em uma iniciativa de fortalecer a relação entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Rede de Ensino Público, projetos e programas estão sendo utilizados como pontes para fomentar a docência e melhorar a experiência educacional dos alunos do Ensino Médio.

Uma dessas iniciativas é o projeto de extensão Vivenciando o futuro in Loco: “O Ensino Médio no Campus TORQUATO NETO, das Professoras Doutoras Marly Lopes de Oliveira e Valdileia Teixeira Uchoa, que tem por objetivo principal estreitar laços com as escolas públicas locais.

Segundo a professora Dra. Valdileia Teixeira Uchoa, o evento possibilita aos alunos do ensino médio a experiência de conhecerem o ambiente universitário antes mesmo da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Buscamos promover essa interface por meio da interação entre escolas públicas e universidade”.

Trata-se de uma ação realizada pelo projeto, juntamente com as disciplinas de Estágios Supervisionados, bem como os programas PIBID, PET Química, Residência Pedagógica e PPGQ (Programa de Pós-Graduação em Química), que desempenham um importante papel no cenário educacional do estado. As escolas da rede pública que foram beneficiadas por essa proposta são núcleos do Programa Residência Pedagógica da UESPI, solidificando ainda mais o compromisso da universidade com o ensino de qualidade.

A ação, que ocorreu na última quinta-feira (28), contemplou da Unidade Escolar João Clímaco D’Almeida, o CETI Raldir Cavalcante Bastos e o CETI José Amável, que participarem, ativamente, por meio do acolhimento aos estudantes para um momento de aprendizado, com demonstrações práticase  abordando conteúdos de Química desenvolvidas pelos Residentes, PIBIDianos e PETianos.

Para a professora Dra. Marly Lopes, do Curso de Química e Orientadora do RP Química, a Educação não se restringe à escola e se apresenta como uma prática social visando à formação de cidadãos para o mundo. O Ensino Médio acolhe uma clientela jovem, cheia de ideias, de sonhos e que precisam de orientações para organizar os objetivos em busca de seus ideais, haja vista que não são somente “adultos em formação”, mas um grupo capaz de fazer a diferença na sociedade.

“Nesse contexto, os Programas Residência Pedagógica, PIBID, e PET Química contribuem para o fortalecimento da construção da visão de futuro para a vida do estudante de Ensino Médio. Conhecendo o caminho do ensino superior e vivenciando experiências do cotidiano da formação docente em Química, acredita-se que esse momento Vivenciando o futuro in loco: O Ensino Médio no Campus Torquato Neto promoverá as condições para o interesse desses alunos pelo ingresso no ensino superior e possível afinidade pelo curso de Química”, destaca.

Esse contato direto com o ensino superior proporcionou aos estudantes do Ensino Médio uma visão mais ampla de sua possível formação futura, alinhando-se com uma das metas exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o desenvolvimento do projeto de vida.

O aluno Éricles Silva, do Programa Residência Pedagógica, afirma que a experiência foi gratificante, pois vivenciar o momento com os alunos, propiciar que descubram e se envolvam mais com o ensino superior para que, futuramente, sejam os próximos estudantes, foi um momento impar. “Esse evento abriu muitas portas para vários deles, pois tiveram uma visão mais ampla de como vão estar daqui a algum tempo e isso me alegra demais por saber que fiz parte disso e que meus alunos estão sendo guiados pelo caminho da Educação e conhecimento. Foi um evento muito bom. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de participar desse momento maravilhoso”.

Essa ação integralizou a tríade universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão e incentivou uma postura ativa no processo de ensino-aprendizagem, além de reafirmar a importância das habilidades de aprendizado contínuo. A colaboração entre a UESPI e as escolas públicas não apenas fortalece os laços entre a instituição de ensino superior e a comunidade local, como também possibilita estudantes do Ensino Médio almejar um futuro educacional mais amplo.