UESPI eleva notas em Avaliação do Conselho Estadual de Educação

Por Anny Santos

Conforme revelado pela mais recente avaliação do Conselho Estadual de Educação, os cursos oferecidos pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) receberam destaque por suas melhorias nas notas, consolidando o compromisso da UESPI com a excelência acadêmica.

Para a Pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Monica Gentil, o aumento das notas representa mais um importante avanço da instituição. “Constatamos que alguns cursos melhoraram suas notas e isso é fruto de todo o trabalho feito pelo corpo docente e discente, além de ser fruto do compromisso da universidade com o ensino no Estado”.

No Campus Poeta Torquato Neto, localizado na capital, Teresina, dois cursos se destacaram. O curso de Enfermagem alcançou uma pontuação de 4.18, enquanto Medicina atingiu uma sólida nota 4. Além disso, o curso de Engenharia Elétrica obteve um crescimento significativo, avançando de uma nota 2 para uma nota 4. Na mesma cidade, no Campus Clóvis Moura, os cursos de História e Geografia também se destacaram com notas de 4 e 4.5, respectivamente, demonstrando a qualidade do ensino proporcionado pela UESPI.

Para a Coordenadora do curso de Engenharia Elétrica (CTU), professora Daniela Ramos, o avanço do curso é um ganho imenso não somente pra UESPI, mas para o Estado , além de ser o reflexo de que unidos é possível fazer mais e melhor. “Não foi só a nota que melhorou, mas também elevou a autoestima dos alunos, professores e funcionários. Precisamos ter orgulho da instituição e isso só será possível com uma equipe unida e com um objetivo único”.

Avanços nos Municípios

A excelência acadêmica da UESPI se estende além da capital. Em São Raimundo Nonato, no Campus Prof. Ariston Dias Lima, o curso de História atingiu nota 4. Em Picos, no Campus Prof. Barros Araújo, os cursos de Enfermagem e Administração receberam notas notáveis de 4.5 e 4, respectivamente, refletindo o compromisso da UESPI em oferecer educação de qualidade em todo o Piauí.

A Coordenadora do curso de Enfermagem do campus de Picos, Professora Janaína Aragão, destaca que, dentre os inúmeros fatores que contribuem para a conquista, atualmente, a maioria dos professores possuem Doutorado, o que também possibilita um desempenho ainda melhor dos cursos. “Por isso estamos conseguindo um elevado nível de Educação para nossos discentes, pontuando nos principais pilares da Universidade (ensino, pesquisa e extensão). Isso auxilia na inserção dos nossos alunos no ensino, em editais de projetos de extensão e pesquisas oferecidos pela UESPI, no intuito de alcançar a qualidade e adequar o curso a realidade atual do mercado de trabalho”.

Já no Campus Dep. Jesualdo Cavalcante, localizado no município de Corrente, os cursos de Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas também obtiveram nota 4 na avaliação do Conselho Estadual de Educação. Os resultados revelam o esforço constante da instituição para melhorar o ensino, pesquisa e extensão.

A avaliação do Conselho Estadual de Educação vai além das notas dos cursos e concentra-se na análise abrangente dos processos e práticas da universidade. Ela avalia desde a infraestrutura até a produção científica e o compromisso da UESPI com a extensão universitária. Esses avanços reafirmam a posição da instituição enquanto destaque no Piauí.