Uespi e Inmetro assinam acordo para fomento à acreditação de laboratórios

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) assinou acordo de cooperação com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) durante lançamento do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), em Manaus (AM). A assinatura do acordo de cooperação é a primeira ação do programa que tem como objetivo fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, durante lançamento do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), em Manaus (AM)

O lançamento do ProdIQ e a assinatura do acordo de cooperação aconteceram durante o seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade” realizado pelo Inmetro em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). O reitor da UESPI, Evandro Alberto, representou a instituição no evento e destacou a importância do acordo para o desenvolvimento de áreas de potencialidades do Estado do Piauí.

Fotos da solenidade (Ascom Inmetro)

“A partir desse protocolo de intenções, nós vamos ter os laboratórios da Universidade Estadual do Piauí acreditados por esta grande instituição que é o Inmetro. A partir disso, vamos trabalhar com foco em áreas como energias renováveis e biotecnologia, bem como trabalhar a cadeia produtiva, como é o caso do mel, do caju, da cera de carnaúba, certificando esses produtos e agregando valor para o Piauí”, explica o reitor.

O acordo de cooperação foi assinado pelo Presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, pelo Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa e pelo Reitor da Universidade do Estado do Amazonas. O processo de acreditação representa o atestado da competência técnica  dos laboratórios da instituição com o objetivo de progresso tecnológico e científico através desta universidade.

Visita técnica do Inmetro

No início do mês de agosto de 2023, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu uma delegação de servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A visita técnica marcou o início de uma colaboração que visa estreitar laços de cooperação entre as instituições e impulsionar o progresso científico e tecnológico da região.

“Além do acordo de cooperação que foi assinado hoje, nós, enquanto Universidade, vamos trabalhar também na oferta do curso de pós-graduação em parceria com o Inmetro, através de um mestrado em Metrologia”, comenta o magnífico reitor.

A aproximação com o Inmetro é vista como uma oportunidade estratégica, permitindo que a Universidade se posicione na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Nordeste. A cooperação visa não apenas fortalecer as áreas de pesquisa e pós-graduação, mas também alavancar o setor produtivo local, apoiar negócios e contribuir para o progresso do estado do Piauí.