Uespi Corrente: Alunos de Direito realizam visita técnica ao conjunto penal de Barreiras na Bahia

Por Giovana Andrade

Discentes do curso de Bacharelado em Direito do terceiro e quarto blocos da Universidade Estadual do Piauí, campus de Corrente, fizeram uma visita técnica ao conjunto penal de Barreiras na Bahia, na última sexta (10).

A visita fez parte da disciplina de Direito Penal I e II ministrada pelo professor Alcir Rocha. O professor destaca que todo semestre ele procura realizar a união da teoria com a pratica para facilitar o aprendizado dos discentes. “Sempre me empenho na realização de uma aula prática, tendo em vista que o contato com a prática profissional oportuniza expandir a compressa teoria pelo aluno”.

Turma do terceiro e quarto bloco de Direito.

Racyo Pugas, discente do 8º Bloco e monitor da disciplina de Direito Penal II, pontua que foi uma experiência impactante, visto que foi permitido conhecer de perto como acontece o processo de execuções penais, bem como a maneira como são aplicadas as normativas legais na prática. Desde o modelo de gestão do conjunto penal, com foco na ressocialização dos apenados, assim como o Sistema de Cogestão do Presídio, o qual torna-se referência em segurança e resolutividade das demandas penais.

“O Conjunto Penal conta com profissionais que desenvolvem atividades previstas em nosso ordenamento desde o acesso à saúde, trabalho para os internos até a leitura e isso, acima de tudo, torna o ambiente produtivo e resguarda os direitos humanos. Portanto, tal visita ampliou minha visão acerca de como deve operar um presídio, sobre gestão administrativa e acerca da garantia de direitos fundamentais, inclusive das pessoas privadas de liberdade! Gratidão à UESPI e ao professor Alcir pela perspicácia no ensino e visão que ultrapassa os conhecimentos do dia a dia”.

Lucas Rodrigues, aluno do 8º Bloco do curso, explica que foi convidado a fazer parte da visita e destaca que durante o momento tiveram a oportunidade de conversar com funcionários e conhecer o dia a dia de trabalho. Ele disse que ficou particularmente tocado com a sensibilidade e o planejamento que a equipe dispõe sobre os internos, sendo visível o cuidado com a saúde, tanto física quanto psicológica.

“A visita nos permitiu conhecer as instalações do presídio que dispõe de ampla estrutura, além de construções feitas pelos próprios apenados que, naquele lugar, contam com a possibilidade de trabalhar dentro do regime fechado. Agradeço a oportunidade de compartilhar minhas impressões sobre a visita ao Conjunto Penal de Barreiras. Acredito que essa experiência foi muito importante para minha formação como estudante de Direito. Ela me permitiu conhecer de perto uma das facetas da realidade do sistema penal e a refletir sobre os desafios da ressocialização“.

Aline Santos, estudante do 3º bloco, destaca que obteve uma experiência diferenciada. Inicialmente, ela possuía uma visão totalmente distinta de como funcionava o sistema prisional. Contudo, ao chegar ao local, observar e escutar como realmente opera, sua perspectiva mudou.”Foi uma experiência riquíssima em conhecimentos, visitamos cada espaço e foi explicado de forma detalhada como funcionava. Posso dizer que é bem organizado. Lá tem psicóloga disponível, enfermeira, nutricionista, escola, entre outros. Então, só tenho que agradecer ao professor Alcir por nos proporcionar essa visita técnica de tão grande valia para nossa vida acadêmica e também por que ao chegar e ver como funciona na prática é diferente do que escutamos de terceiros“.