UESPI Clóvis Moura: Coordenação do PIBID organiza Oficina Pedagógica

Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), campus Clóvis Moura (CCM), organiza Oficina Pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)- 2023, com o tema “Estratégias Lúdicas em sala de aula como ferramentas facilitadoras da motivação e aprendizagem“, para os discente de iniciação à docência (PIBID) do curso de Pedagogia. O evento acontece de forma presencial no dia 24 deste mês às 15h no Auditório do campus Clóvis Moura.

A Ação é uma atividade pontual programada para atender necessidades formativas para atuação docente e discente de participantes do PIBID acerca da mediação lúdica, recreativa e de relaxamento nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em que atuam como bolsistas do PIBID. A oficina é coordenada pela Profª. Dra. Isabel Fontineles e Profª. Dra. Mary Gracy, contando com a participação dos discentes vinculados ao PIBID.

A Profª. Dra. Isabel Fontineles, explica que o evento busca compreender a relevância e necessidade de práticas lúdicas perspectivando a mobilização de estratégias de motivação e relaxamento no desenvolvimento de atividades de ensino no contexto da sala de aula, para mediação do processo de ensino aprendizagem dos alunos nas turmas em que atuam como docente, e ou discente em formação.”Além disso, ao incorporar o lúdico em suas práticas pedagógicas, os professores tornam o processo de ensino mais dinâmico e atrativo, fomentando o interesse dos alunos pelo aprendizado e estimulando sua participação ativa na construção do conhecimento”.

A ministrante da Oficina será Eliene Pierote, professora do curso de Pedagogia/CCM, ela abordará metodologias lúdicas, criativas, interdisciplinares e referendadas pela psicomotricidade por meio de músicas, dinâmicas lúdicas, recreativas e de relaxamento. Um dos objetivos da oficina é fazer com que discentes participantes do PIBID e professoras supervisoras adquiram conhecimentos referentes às Estratégias lúdicas para recreação, mobilizando saberes, dinâmicas e técnicas para sensibilização e relaxamento na sala de aula.  “Será uma oficina de caráter teórico prático, com ênfase em atividades lúdicas a serem desenvolvidas pelos alunos Pibidianos, com vistas a otimizarem as ações que promovem a atenção, a concentração e a motivação no processo de aprendizagem das crianças”.