UESPI celebra 30 Anos do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) celebrou os 30 anos do Campus Heróis do Jenipapo, localizado na cidade de Campo Maior, nos dias 16, 17 e 24 de outubro. O evento foi marcado por uma série de atividades que uniram as comunidades acadêmica e a sociedade local.

Uma das grandes novidades foi a inauguração do novo laboratório de informática, equipado com 20 computadores, que oferecerá oportunidades de aprendizado e pesquisa para estudantes e pesquisadores. Esse é o 11° (décimo primeiro) laboratório inaugurado pela nova gestão.

O Reitor da instituição, Professor Dr. Evandro Alberto, marcou presença na cerimônia de encerramento do evento, realizando a entrega do novo laboratório. “É uma honra poder celebrar esse momento. Gostaria de agradecer aos professores que fazem desse espaço um local de transmissão de conhecimento, além de tornarem possível o fomento a uma educação de excelência. Nosso compromisso, com a entrega desse novo laboratório, é garantir o acesso à internet de qualidade e equipamentos novos, possibilitando uma melhor conectividade, que contribui para o ensino de nossos discentes”.

A programação teve início com o I Campeonato Poliesportivo, que reuniu alunos em competições de diversas modalidades esportivas, promovendo a integração e o desenvolvimento esportivo. Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações culturais, bem como salas temáticas, permitindo a troca de conhecimentos.

Ingrid Veras, discente do 3° período do curso de Licenciatura em Geografia, destaca a importância de receber alunos das escolas da região dentro da universidade, com o intuito de demonstrar o que a UESPI tem a oferecer, incentivando o desenvolvimento da educação no município e nas demais localidades. “É sempre importante ressaltar o quanto a nossa universidade faz para fomentar o ensino. Tudo que apresentamos objetivou o entusiasmo desses alunos que recebemos, não apenas beneficiando eles, mas também nós, enquanto futuros professores”.

Para a Diretora do campus, Professora Dra. Maria Pessoa da Silva, é perceptível os benefícios que os trabalhos desenvolvidos pela instituição trazem para a comunidade. “Sou egressa desse campus e me sinto honrada em estar hoje à frente dele. As contribuições da UESPI no território dos Carnaubais são imensas. Estamos aqui há 30 anos com os cursos que hoje se encontram ativos, outros que já estiveram e com os que estão por vir. Entendemos que a instituição sempre foi e será uma entidade de grande respeito, de grande respaldo junto à população campo-maiorense’.

Dentre as atividades, uma exposição retratou as contribuições da UESPI para a região de Campo Maior e áreas adjacentes. Isso incluiu projetos de pesquisa, ações sociais e iniciativas que têm impactado positivamente as comunidades locais. No encerramento, foi entregue láureas acadêmicas à estudantes que se destacaram em suas respectivas áreas, honrando o compromisso com a excelência acadêmica.

O evento de comemoração dos 30 anos do Campus reforçou o compromisso contínuo da instituição com o desenvolvimento acadêmico, cultural e social da região. Além disso, destacou a importância da universidade como um pilar fundamental no progresso do Piauí.