UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

UESPI tem projetos aprovados no Programa Parfor Equidade

Por João Fernandes

Um projeto pedagógico realizado por professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi aprovado no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica e é chamado de “Parfor Equidade”.
O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os resultados foram divulgados no dia 15 de março.

UESPI aprova projeto para Educação Especial Inclusiva no Programa Parfor Equidade

Conforme a Capes, o objetivo do Parfor Equidade é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. O Edital selecionou propostas de Instituições de Ensino Superior (IES) para a oferta de 2.000 (duas mil) vagas iniciais (ampliadas em acordo com a alta concorrência) para a formação de professores para a atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância. 

A UESPI concorreu ao edital para oferecer vagas em cursos como Pedagogia Intercultural Indígena, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos. Todos os cursos foram aprovados, com destaque para a Educação Especial Inclusiva, que teve início imediato. 

De acordo com  a Coordenadora do Curso, Profa Dra Nadja Pinheiro, o curso está sendo organizado e terá 140 vagas distribuídas em quatro municípios do Piauí, selecionados em acordo com os dados do EDUCACENSO e do IDH, em acordo com as normas do Edital. A expectativa de início ainda para este primeiro semestre de 2024.

“Este será um curso de extrema relevância para a área e uma grande conquista para a nossa UESPI. A expectativa de início ainda para este primeiro semestre de 2024. A nossa UESPI celebra mais essa vitória e agradece a Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC pelo apoio”, pontua a professora.

Segundo a Docente, as demais propostas classificadas já estão em fase de atualização em acordo com os direcionamentos da reunião e segundo seus Coordenadores as equipes têm recebido importantes adesões de Professores e Especialistas da Comunidade Equidade, todos trabalhando em prol dos  alunos e comunidade acadêmica.