UAPI recebe reconhecimento do curso de Bacharelado em Administração

Por Ana Raquel Costa

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) alcançou um marco significativo em sua trajetória educacional com a recente publicação do reconhecimento de seus cursos, habilitando-a a emitir diplomas. É um procedimento em que uma comissão específica avalia critérios como corpo docente, currículo, estrutura e outros indicadores de qualidade de ensino.

Esta etapa representa um marco significativo, pois se trata da validação oficial do curso, garantindo que atende aos padrões educacionais estabelecidos pelos órgãos reguladores competentes e permitindo que a instituição emita diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Coordenadora Geral da UAPI, professora Ana Angélica Costa, explica a importância do curso de Administração do programa receber este reconhecimento, uma vez que proporciona ensino de educação superior em cerca de 183 municípios do Piauí.

“O reconhecimento é um procedimento burocrático e legal que todos os cursos de graduação, tanto de universidades públicas quanto privadas, devem passar. É fundamental para que a instituição tenha o direito de emitir diplomas, um documento que representa a conclusão de um curso superior e que precisa passar por todo esse processo para garantir sua validade. Além disso, esse reconhecimento demonstra que a universidade possui a infraestrutura e os profissionais necessários para formar os estudantes adequadamente”, explica a coordenadora.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da UAPI, formou mais de 600 novos administradores através de colação de grau convencional e mais de 100 novos profissionais através de colação de grau em separado. O programa possibilita a ampliação do acesso ao ensino superior de qualidade em todo o Piauí, fortalecendo o sistema educacional estadual, com a inserção de profissionais qualificados e aptos a contribuir para o desenvolvimento local.

O procedimento de reconhecimento de curso pelo Conselho Estadual de Educação

O reconhecimento de curso ocorre após o curso ter sido autorizado e ter funcionado por um período determinado. É uma etapa posterior na qual a instituição passa por uma avaliação mais detalhada para verificar se o curso atende aos padrões de qualidade estabelecidos. O reconhecimento confirma que o curso oferecido pela instituição atende aos critérios acadêmicos e profissionais necessários, permitindo que a instituição emita diplomas reconhecidos oficialmente.

A professora Ana Angélica explica que a atuação para recepcionar os avaliadores foi um trabalho em equipe dos coordenadores de curso, de tutoria, pedagógicos e toda a equipe da secretaria da UAPI, além de todos os setores competentes, pró-reitorias e Reitoria da UESPI.

“Recepcionamos a comissão de avaliação de curso que veio em junho de 2023 e realizamos várias visitas e reuniões com professores, tutores e alunos. Seguimos um checklist fornecido pela comissão para apresentar toda a documentação exigida e realizar as verificações necessárias, priorizando a estrutura e infraestrutura do curso e dos polos, incluindo os laboratórios de informática e a plataforma de ensino Mundo, que utilizamos, além da infraestrutura da sala de aula virtual. A comissão também visitou o Canal Educação, onde ocorrem as aulas ao vivo e interações dos alunos com o kit de mediação tecnológica. Os coordenadores de polo, tutores, professores e também os alunos participaram desse processo de avaliação, através das reuniões que tivemos com a comissão de avaliação”.

Atualmente a UAPI está presente em 183 polos espalhados em todo o Estado cobrindo os 224 municípios do Piauí. O programa é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Próximos passos após o reconhecimento do curso de graduação

A partir deste momento a UAPI, junto à UESPI, pode dar prosseguimento no processo de diplomação dos novos administradores piauienses.

“Agora, estamos focados em desenvolver novos projetos e enfrentar novos desafios para que esse reconhecimento seja efetivo e os alunos possam solicitar seus diplomas, ingressando no mercado de trabalho”, explica a coordenadora geral da UAPI.

Confira o procedimento para a solicitação de diploma por parte dos formados pela UAPI.