UAPI divulga novo cronograma do início das aulas da Universidade Aberta do Piauí

Por Liane Cardoso

Em virtude da execução dos editais para formação da equipe multidisciplinar, professores e tutores da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), as aulas do programa estão com novo cronograma de início das aulas previsto para iniciar no dia  27 de setembro.

UAPI foi criada em 2016, por meio do decreto 16.933/16 e institucionalizada através da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021. A partir de então, a Lei exige que os profissionais (equipe técnica, professores e tutores) devam ser contratados através de concursos. Por isso, a UAPI lançou 04 editais para preenchimento das vagas. Os seletivos encerram somente no dia 16 de agosto, o que fez prorrogar o início das aulas do dia 08 de agosto (data prevista no último cronograma) para setembro.

“Em virtude disso, há necessidade de iniciarmos o período somente após a contratação desses profissionais. Portanto, pedimos a compreensão dos nossos alunos para que possamos encerrar o processo dos editais e para que os docentes preparem suas disciplinas”, explicou a Coordenadora Geral da UAPI, Professora Ana Angélica Costa.

Segundo a Professora Luciana Saraiva, Coordenadora Adjunta do programa, a UAPI está presente em 120 municípios do Piauí e com essas novas contratações poderá alcançar todo o Estado. “A necessidade da contratação de colaboradores fortalece a política de consolidação da UAPI como programa de governo para alavancar a qualidade da educação no estado Piauí”, afirmou a docente.

Ações

Em maio deste ano, a UAPI promoveu o período especial (PNEAD) que beneficiou cerca de 700 alunos, que estavam com disciplinas pendentes. Outra ação de destaque foi a parceria firmada com o SEBRAE, que resultou na oferta de oficinas e palestras voltadas para o empreendedorismo. Além dessas, cursos de extensão também foram ofertados.

A UAPI também se prepara para lançar um vestibular em breve, que irá abranger 63 municípios do estado.

Confira o cronograma UAPI da UAPI