UAPI: “Então quando vi a seleção da UAPI, enxerguei como uma oportunidade de atualizar meus conhecimentos e somar com a experiência que tive como chefe administrativo”

Por Ana Raquel Costa

A recém formada em Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Teresa Cristina Mendes Lopes, de 62 anos, colou grau em separado na manhã desta terça-feira (04). Fruto da primeira etapa de ofertas do bacharelado ofertado pela UAPI, ela relata que viu a oferta do curso pelo programa como uma oportunidade de realizar a atualização de seus conhecimentos e buscar recolocação profissional no mercado de trabalho.

“Por muito tempo me dediquei a cuidar dos meus familiares mais idosos, chegando a fazer um curso de cuidadora de idosos exclusivamente para isso. Com o tempo, esses familiares iam falecendo e quando me dei conta fazia muito tempo que eu estava fora do mercado de trabalho e com uma idade que eu considerava avançada, me causando uma preocupação de como eu iria conseguir emprego nesse contexto. Então quando vi a seleção da UAPI, enxerguei como uma oportunidade de atualizar meus conhecimentos e somar com a experiência que tive como chefe administrativo”, relata Teresa.

A recém formada Teresa Cristina Mendes Lopes durante a assinatura da Ata de Colação de Grau.

Além disso, a mais nova administradora conta que além da motivação profissional, essa formação em nível superior também representa a realização de uma conquista para sua família que puderam testemunhar esse momento.

“Acredito que todo pai ou mãe quer ver o filho se formando em um curso de ensino superior. Os meus pais ficaram muito felizes com isso e meus irmãos foram as pessoas que mais me parabenizaram. Eles admiram a minha coragem de ter ido fazer essa graduação com muita tranquilidade apesar da minha idade”, comenta a mais nova administradora.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. Rauirys Alencar, conferindo o grau de Bacharel em Administração à egressa Teresa Cristina Mendes Lopes.

A UESPI, enquanto instituição pública e gratuita, vem cumprindo seu papel social de formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho. Teresa comenta que o acesso à educação vem sendo uma porta de oportunidades desde a conquista do seu diploma do ensino médio através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e agora lhe proporciona mais uma vitória através do Bacharelado em Administração da UESPI ofertado através da UAPI.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. Rauirys Alencar, a egressa Teresa Cristina, a Coordenadora Adjunta da UAPI, professora Luciana Saraiva e Silva e os colegas de turma de Teresa, ambos do polo da UAPI em Teresina.

“Eu posso dizer que a UAPI foi tudo na minha vida após conquistar a formação de nível médio, pois eu estava buscando justamente uma oportunidade que me permitisse realizar a minha recolocação profissional em uma instituição que conta com professores capacitados que me proporcionaram um aprendizado completo. Agora a empresa que trabalhei por muitos anos na área administrativa em Fortaleza tomou conhecimento da conclusão do meu curso e me ofereceram uma oportunidade compatível com os novos conhecimentos que eu adquiri”, comemora a nossa mais nova egressa.

Cerimônia de colação de grau em separado online e presencial

Em cerimônias realizadas na própria UESPI, Palácio Pirajá, a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) entregou à sociedade piauiense novos graduados no Bacharelado em Administração. As solenidades de colação de grau de formandos dos polos de Boa Hora, Cristalândia, Lagoa Alegre, Jerumenha e Teresina aconteceram de forma presencial e online, em momentos diferentes.

As cerimônias contaram com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. Rauirys Alencar, da Pró-reitora Adjunta de Planejamento e Finanças, professora Ma. Joseane de Carvalho Leão, da Coordenadora Geral da UAPI, professora Ma. Ana Angélica Fonseca Costa e da Coordenadora Adjunta da UAPI, professora Dra. Luciana Saraiva e Silva.

“Um ciclo se fecha hoje na vida dos novos graduados e quem sabe no futuro outros podem ser abertos através de uma pós-graduação, por exemplo. A colação de grau representa a coroação de uma jornada de formação através dos conhecimentos que permitiram que os graduados obtivessem a formação em administração. Desejo que nossos egressos trilhem novos patamares e parabenizo pela sua conquista”, declara a Coordenadora Geral da UAPI, Ana Angélica Fonseca Costa.

Coordenadora Geral da UAPI, professora Ma. Ana Angélica Fonseca Costa.

A Coordenadora Adjunta, professora Luciana Saraiva e Silva, comenta que os mais novos egressos possuem agora uma formação de nível superior padrão UESPI em qualidade de ensino.

Coordenadora Adjunta da UAPI, professora Dra. Luciana Saraiva e Silva.

“A UESPI entrega uma qualidade acadêmica que é prioridade para todos nós que fazemos parte do corpo docente e pedagógico da instituição. Hoje estamos aqui presenciando a colação de grau de novos administradores com esse padrão de qualidade em sua formação e nos felicitamos com essa conquista ao tempo que parabenizamos a todos por sua mais uma etapa vencida”, comemora a professora.

A cerimônia de colação de grau em separado online foi transmitida pelo canal UESPI Oficial no YouTube e pode ser conferida aqui: