Turma de Direito de Parnaíba realiza visita técnica ao Instituto Médico Legal (IML)

Por Giovana Andrade

Alunos do curso de Bacharelado em Direito do oitavo bloco da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba, fizeram uma visita técnica ao Instituto Médico Legal (IML), na tarde de quarta-feira (10).

A visita fez parte de uma extensão da disciplina Medicina Legal ministrada pela professora Maria da Graça Borges e objetivou aos acadêmicos uma experiência inusitada, com a oportunidade de associar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática. Na visita, os alunos conheceram  os documentos periciais, quesitos, as formas de perícias e as existentes do núcleo do IML local, bem como a dinâmica de funcionamento.

A docente destaca que foi uma tarde de muito conhecimento e contou com a participação de 30 acadêmicos. “Eles tiveram a oportunidade de ter um bate papo com o Médico Legista, peritos de várias áreas de formação, peritos de local, de substâncias entorpecentes, de balística, dentre outros”.

Temáticas importantes foram abordadas como: Técnicas de análise da cena do crime; a importância de preservação da cena do crime, para garantir a “perfeita” compreensão e elucidação do mesmo;  Como tentar compreender e/ou reconstituir a dinâmica do crime; Como o procedimento do médico legista é imprescindível para garantir a busca, na medida do possível, da verdade do ocorrido, como uma forma de garantir justiça a vítima, entre outros.

Frank Costa, discente do oitavo bloco de Direito, explica que a aula prática foi de valor inestimável, uma vez que balizava o conteúdo teórico aplicado a situação prática. “A aula possibilitou abrir o leque do conhecimento, além de nortear a nós, futuros operadores do Direito, na atuação profissional no ramo do direito penal/criminal”.

Sâmya Nagle, discente também do curso, pontuou que a turma ficou bem à vontade e animada com a oportunidade. “O médico legista nos apresentou um laudo cadavérico, nos explicando como deve ser realizado e a sua importância. Logo após, os servidores nos mostraram a estrutura do prédio e onde cada exame é realizado”.