Por João Fernandes
Os alunos do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão organizando o Simpósio de Desenvolvimento Turístico do Piauí – SIMDETUPI. O evento acontece a partir desta quarta-feira (21), às 9:00h, no auditório do Geratec, do campus Poeta Torquato Neto. O evento tem como objetivo promover um ambiente enriquecedor e dinâmico, reunindo profissionais e estudantes.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do Formulário Eletrônico. Os participantes terão a oportunidade de explorar uma ampla gama de tópicos relevantes relacionados ao turismo piauiense.
Ao reunir especialistas do setor e alunos da Universidade, o Simpósio busca promover um intercâmbio de ideias inovadoras e conhecimentos que fomentem o setor do turismo. Para isto, o foco das discussões são os ricos recursos culturais, históricos e naturais que fazem do Piauí um destino turístico atrativo.
A sessão de abertura abordará o papel do Poder Público no desenvolvimento do turismo no Piauí. Ao longo da programação do Simpósio serão realizadas mesas redondas com a participação de representantes dos órgãos de turismo SEMDEC, SETUR, ABAV, ABRASEL e ABIH que irão falar sobre os desafios de gestão no setor turístico.
Um dos convidados é Luciano Uchôa, empresário do ramo de eventos esportivos, nome por trás do Desafio entre Rios, Desafios Serra da Capivara e Rota das Emoções. Ele participa de um dos painéis do evento com a temática Experiências com o Turismo no Piauí – uma expedição entre o litoral e a caatinga.
A professora Sarany Fernandes, Coordenadora do projeto, destacou a importância da programação diversificada. “Nossa intenção é proporcionar um ambiente enriquecedor e dinâmico, tendo em vista que o Piauí possui um enorme potencial turístico, além disso, queremos discutir a respeito desse potencial e das possibilidades de seu aproveitamento. Será uma oportunidade ímpar para nossos discentes”, destaca a professora.
A professora destaca ainda que as discussões são importantes por integrarem os estudos de Turismo como uma importante atividade econômica, com relevância social e propulsor do desenvolvimento econômico do Estado do Piauí.
“No turismo é de extrema importância a realização de eventos técnico científicos, pois eles nos permitem refletir a respeito das práticas que vêm sendo exercidas no mercado, trazendo ainda a possibilidade de desenvolver estratégias capazes aprimorar essas práticas e torná-las mais sustentáveis e rentáveis para o setor”, finaliza a professora.
Confira a programação completa
1º Dia
– 09:00h | Solenidade de abertura
– 09:30h | Conferência de Abertura – José Neto Monteiro (Diretor de eventos da SETUR) Tema: O papel do Estado no Desenvolvimento do Turismo no Piauí
– 10:30h | Mesa Redonda – Edson Correia (Coord. De Planejamento da SETUR), Iran Felinto (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo). Mediadora: Angélica Learth (Coord. do curso de Bacharelado em Turismo da UESPI)Tema: Possibilidades para o Crescimento do Turismo no Piauí.
– 12:00h | Feirinha de Artesanato e gastronomia (Local: Praça do CCHL) – Pausa para o almoço.INTERVALO (das 12h às 14h)
– 14:00h | Painel – Luciano Uchôa (Gestor da Luca Adventure) e Jessica Melo (Gestora da Trip Aventureira CM) Tema: Experiências com o Turismo no Piauí – uma expedição entre o litoral e a caatinga
– 15:30h | Coffe Break
– 16:00h | Mesa Redonda – Jorge Leite (Presidente da ABAV-PI), Eduardo Rufino (Presidente da ABRASEL), Carlos Uchôa (Presidente da ABIH-PI) Mediadora: Gracimar Tavares (Profa. do curso de Bacharelado em Turismo da UESPI) Tema: Turismo e Empreendedorismo no Piauí – desafios de gestão
– 17:30 h | Sorteio de brindes seguido de apresentação cultural.
2° Dia
– 08:00 às 12:00H | Roteiro Cultural Poty Velho – Encontro dos Rios.
Trilha Floresta Fóssil (Remarcada para o dia 24/06 das 15h às 17h).