Setembro roxo: curso de pedagogia do campus Torquato Neto promove roda de conversa sobre Hanseníase

Por Giovana Andrade

Os docentes José Silva e Dalva Stella, ambos do curso de pedagogia do campus de Teresina, estão organizando uma roda de conversa sobre “Hanseníase: Sintomas, Tratamentos e Cura”. O evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN). O evento está relacionado ao Setembro Roxo e ocorrerá no dia 03, no espaço de convivência do CCHL, Setor 08, Pirajá e terá como palestrante Lucimar Batista da Costa, Coordenadora MORHAN Piauí , Diretora do MORHAN Nacional e Conselheira estadual de politica para as Mulheres.

A ação será aberta a toda a comunidade acadêmica. A professora Dalva Stella explica que o Setembro Roxo é o mês estadual de combate e prevenção à hanseníase, o que o torna de grande importância, pois chama a atenção da população em geral para a doença. “O aspecto mais crucial é a redução do estigma. Ao diminuir o estigma, espera-se que a incidência da doença também diminua, já que as pessoas, ao perceberem os primeiros sintomas e sinais, buscarão atendimento e iniciarão o tratamento, interrompendo assim a cadeia de transmissão.”

Ela enfatiza que a universidade desempenha um papel muito importante nesse contexto, como instituição de ensino, pesquisa e extensão.