Setembro Amarelo: UESPI oferece serviço dedicado a saúde mental

Por João Fernandes

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o dia mundial de prevenção ao suicídio. O intuito é sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental.

Neste sentido, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está comprometida em promover o bem-estar emocional de seus discentes. Para isso, a Universidade disponibiliza um Serviço de Psicologia, buscando atender as necessidades da comunidade acadêmica durante todo o ano.

Serviço de Psicologia a disposição da Comunidade

A UESPI oferece um serviço de assistência de psicologia que pode ser solicitado por alunos da instituição. O Serviço de Psicologia é dedicado exclusivamente para a comunidade interna da UESPI.

Conduzido pelas psicólogas da nossa UESPI, Juma Frota, Mariane Siqueira e Vitória Antão, o grupo propõe promover apoio emocional e social aos integrantes, desenvolvendo ferramentas e habilidades de manejo da ansiedade, interação social e estratégias de resolução de conflitos.

Entre os meses de Janeiro a Agosto de 2023, foram feitos 882 atendimentos. Os alunos que mais procuram atendimentos são dos Campis de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos, seguidos pelos campis de Oeiras, Picos, Uruçuí, Corrente e Bom Jesus.

Segundo a psicóloga Mariane Siqueira, os atendimentos possuem um importante papel, pois ao oferecer apoio emocional e orientações, possibilita que os indivíduos visualizem a percepção real sobre a situação que vivenciam, ajudando-os no enfrentamento de crises. Para ela, a Campanha Setembro Amarelo é um lembrete para que todos prestem atenção aos sinais de sofrimento emocional e que busquem ajuda quando necessário.

“O nosso trabalho psicoeducativo, aborda os mais variados temas que envolvem a saúde mental. Com isto, conseguimos desmistificar as questões relacionadas ao adoecimento mental e mostrar para as pessoas que elas podem, aqui dentro da universidade, buscar um serviço de apoio psicológico ao longo do ano”, destaca a psicóloga.

A profissional destaca ainda que é muito importante a  comunidade acadêmica buscar esse auxílio, já que o apoio psicológico, é justamente, uma ferramenta essencial para lidar melhor com as questões emocionais ou relacionadas à sua saúde mental, os atendimentos oferecem acolhimento, escuta, para que eles possam procurar sempre que sentir alguma necessidade relacionada às questões.

O serviço de Psicologia promove apoio emocional e social aos integrantes

Como funciona?

Quem tiver interesse em requisitar o serviço deve entrar em contato pelo Whatsapp (86) 99498-5419. Atualmente, são oferecidos quatro tipos de modalidades:

1- Aconselhamento Psicológico ON-LINE para comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO REGULAR de todos os Campi, realizados exclusivamente no turno MANHÃ (até 3 sessões via WhatsApp);

2- Atendimento psicológico presencial para comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO REGULAR de todos os Campi de Teresina (nas salas de atendimentos do Serviço de Psicologia no Palácio Pirajá);

3- Grupo Psicoeducativo On-line para a comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO e funcionários (via Google meet, às quartas-feiras, às 11h, quinzenalmente).

A demanda pelos atendimentos é alta, e nas modalidades presenciais o solicitante pode ter que aguardar em uma lista de espera. O horário de funcionamento é de 7:30 às 13:30, e não há pronto-atendimento, os agendamentos devem ser feitos de forma prévia.