Serviço de Psicologia da PREX oferece Grupo Terapêutico para a comunidade acadêmica

Por Luana Silva

O Grupo Terapêutico foi idealizado pelo Serviço de Psicologia do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC-PREX) no início do ano de 2022 e tem com finalidade proporcionar psicoeducação, qualidade de vida e saúde mental no interior do ambiente universitário. O primeiro encontro do Grupo Terapêutico foi realizado em 01 de junho de 2022, momento em que a equipe foi qualificada com mais profissionais da área da psicologia.

De acordo com a psicóloga Mariane Siqueira, o grupo terapêutico foi criado a partir da constatação do maior número de  incidências nos atendimentos individuais e também para que fosse possível aumentar o número de pessoas atendidas com o serviço. “Essa proposta surgiu porque, durante os nossos atendimentos individuais, percebemos que havia uma grande incidência de certas demandas. Então, uma das demandas mais levantadas era com relação ao manejo da ansiedade, por isso, resolvemos enfatizar o nosso primeiro grupo sobre as técnicas, as estratégias, as formas que podemos lidar com a ansiedade”, explicou a psicóloga.

O serviço é disponibilizado para alunos e funcionários da instituição, a inscrição deve ser realizada por meio do whatsapp: (86)99498-5419, e funciona em duas modalidades: a presencial e virtual, ambas são quinzenais, as quartas-feiras. O atendimento presencial ocorre às 11h00, no anfiteatro do CCN, o online ocorre entre 10h00 às 10h30 com duração de uma hora pelo google meet. Atualmente, apenas a modalidade virtual está em funcionamento devido ao período de férias.

“Desde o ano passado, estamos trabalhando com a temática da ansiedade, dando enfoque nas estratégias que podem ser utilizadas para lidar com a mesma, para desmistificar também muitos tabus que envolvem a ansiedade e mostrar para a população acadêmica que nós entendemos, nós somos sensíveis sim a essa temática dentro do contexto acadêmico. E o grupo também funciona como uma ferramenta onde as pessoas possam fazer essa troca. É um momento de troca, não é só um profissional ali falando sobre o assunto, mas são pessoas reais que vivenciam e que podem dar a sua contribuição”, reforçou Mariane Siqueira.