São Raimundo Nonato: III Mostra Científica de Pedagogia inicia hoje (6)

Por Leonardo Dias

A acontece entre os dias 06 e 08 de junho a III Mostra Científica de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus São Raimundo Nonato, com o tema central “Os desafios da avaliação na Educação 5.0”. O evento será 100% online através da plataforma Google Meet.

A III Mostra Científica será de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos (pesquisadores) e educadores (professores e gestores educacionais) que atuam na Educação Básica e na área da Educação Especial. Além disso, também é direcionado para alunos dos cursos de Pedagogia e das Licenciaturas, contribuindo com a preparação dos futuros profissionais da Educação Básica.

O evento objetiva difundir as pesquisas na área educacional, desenvolvidas no ano de 2021, pelos alunos da disciplinada Prática e Pesquisa Educacional III do bloco IX, bem como promover a socialização das experiências da monitoria, desenvolvida pelos respectivos alunos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia para a comunidade da UESPI.

A programação também contempla a realização de palestras sobre a temática do evento, oficinas e lançamento de livros. Serão contemplados nas apresentações os seguintes eixos temáticos: avaliação, aprendizagem, arte, diversidade cultural, educação, evasão escolar, gestão, ludicidade, leitura/escrita, cultura digital, letramento digital e tecnologia educacional.

A professora Herik Zednik Rodrigues que também é organizadora do evento, destacou que o evento nasceu da preocupação constante em aliar às competências intelectuais, às competências pedagógicas, afetivas e digitais, que são inerentes à profissão de professor, somando a isso os valores éticos, responsabilidade, respeito, entusiasmo e disciplina, de forma, que raciocínio e sentimento caminhem juntos, numa provocativa convocação que nos impulsione para uma visão além do intelecto, além disso ela afirma qual a importância de acontecer um evento desse na universidade.

“Espero que seja um bom evento para todos, que esses três dias se consolidem na construção de um saber solidário e não solitário, que parta do individual (de dentro) para o coletivo, na concretude de experiências cotidianas da sala de aula, mediadas pelo educador que entusiasma o estudante, que leva esse estudante a concretizar projetos pensados, projetos sonhados e aqueles que podem ser ainda realizados, na perspectiva de uma formação integral do educando, estabelecendo como prioridade incentivá-lo a um posicionamento crítico e de resiliência, frente a cenários muitas vezes desafiadores”, explica.

A III Mostra Científica de Pedagogia é organizada pela professora Herik Zednik Rodrigues e pelo professor Gênesis Naum de Farias, ambos docentes do curso de Bacharelado em Pedagogia do campus São Raimundo Nonato.

Programação

Na programação acontece o lançamento do livro Ensaios de Pesquisa em Educação. A obra livro é uma produção acadêmica entre pesquisadores da Universidade de Pernambuco (campus Petrolina) e a Universidade estadual do Piauí (campus São Raimundo Nonato), na organização desse exemplar  Gênesis Naum de Farias e Enos André de Farias.

“Trago neste livro a importância da pesquisa feita por alunos da graduação para melhorar sua autoestima, ao tempo em que também serve para incentiva-los e mostrar a importância da produção científica. Enfim, estamos retomando as nossa aulas presenciais em alto estilo. A nossa UESPI  só tem a ser celebrada neste maravilhoso evento que começará hoje e se estenderá até dia 08, nessa retomada é importante elevar a autoestima dos nossos alunos para que eles voltem a sentir a força educação pulsando”, relata Gênesis Naum de Farias um dos autores do livro.

Participação

Para participar da III Mostra Científica de Pedagogia basta preencher o formulário disponibilizado pela organização do evento.

Participe dos 03 (três) dias de evento através do link  do Google Meet.