Saiba como vai funcionar as eleições para Reitor (a) e Vice-Reitor (a) na UESPI

Por Liane Cardoso

A Universidade Estadual do Piauí está realizando o processo eleitoral para escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) para o quadriênio: janeiro/2022 a janeiro/2026. De acordo com o cronograma da eleição, até o dia 29 de novembro os candidatos estão aptos para realizarem a divulgação das propostas através das propagandas eleitorais, visto que no dia 30 de novembro acontece a votação eletrônica, das 7h às 19h.

O processo de votação será realizado por meio do Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting, que garante a integridade do processo eleitoral e também o sigilo do voto de cada eleitor por meio de avançados procedimentos de criptografia de dados.

O Presidente da comissão eleitoral na UESPI, Professor Pedro Antônio Soares Júnior, destaca que esse sistema já é utilizado por renomadas Instituições de Ensino Superior em processos de escolha de membros de órgãos dos colegiados e gestores. “O sistema apresentou-se como uma solução remota para realização das eleições de Diretores e Coordenadores em 2020, sem maiores intercorrências”, frisou o docente sobre a experiência com a eleição anterior.

Quem pode votar?

Docentes da Carreira de Magistério Superior pertencentes ao quadro permanente em efetivo exercício; estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Graduação do Regime Regular Presencial e nos Cursos de Pós-graduação stricto sensu da UESPI; técnicos administrativos do quadro permanente da Universidade em efetivo exercício de suas funções e servidores efetivos da SEDUC/PI, cedidos ou colocados à disposição da UESPI.

Como Votar?

Cada eleitor apto a votar receberá em seu e-mail institucional as credenciais de acesso à Cabine de Votação Eletrônica, bem como o endereço (link) para realizar a votação pela Internet. Por isso, os discentes que ainda não possuem e-mail institucional devem  criar pelo Sistema Aluno Online e em caso de dificuldade no processo solicitar à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação — DTIC, por meio do endereço eletrônico: eleicoes.suporte@uespi.br.

Ao clicar no endereço (link) da eleição que foi enviado por e-mail, o eleitor será direcionado para o Sistema de Votação. Para iniciar a votação, o sistema solicitará as credenciais de acesso à Cabine de Votação Eletrônica. No campo ID do Eleitor, é necessário informar o mesmo acesso que recebeu no e-mail, e no campo Senha, o votante deve digitar a senha que consta no e-mail recebido.

Demonstração da página de votação

Após informar as credenciais de acesso, o eleitor entrará na Cabine de Votação Eletrônica. Será exibida uma tela de apresentação que informa os três passos necessários para realizar a votação. Para começar, clique no botão Iniciar.

Demonstração da Cabine de Votação

Na próxima etapa, o eleitor deverá selecionar o candidato e registrar seu voto. Feito isso, o passo seguinte é depositar o voto na urna eletrônica.

O resultado final do processo eleitoral será divulgado até o dia 09 de dezembro de 2021.

Confira mais informações no site UESPI Eleições 2021.