Roda de Conversa: estratégias para reconhecer e prevenir o assédio no ambiente universitário

Por Roger Cunha

O auditório do Campus Heróis do Jenipapo da Universidade Estadual do Piauí, em Campo Maior, foi palco de uma palestra de extrema relevância organizada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NEVIM). A Roda de Conversa: Reconhecendo e Prevenindo o Assédio no Contexto Universitário mobilizou estudantes, egressos, servidores e docentes do campus em uma discussão sobre prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher, tanto dentro quanto fora da universidade.

Malena Alves, Vitória Antão e Mariana de Sousa – Representantes do NEVIM

O evento foi conduzido pela Coordenadora do Núcleo, Malena Alves, juntamente com a Psicóloga Vitória Antão e a Assistente Social Mariana de Sousa. Elas abordaram diversas formas de violência de gênero, detalharam os serviços oferecidos pelo Núcleo à comunidade acadêmica, orientaram sobre os canais de denúncia disponíveis e explicaram como acessar esses serviços.

Vitória Antão, Psicóloga da UESPI, enfatizou a importância de estar atento aos sinais de violência, desde pequenas atitudes até casos graves como feminicídio, e encorajou as vítimas que sofrem tais retaliações a não se calarem diante dessas situações, mas sim buscar ajuda e denunciar prontamente.

Roda de Conversa: Reconhecendo e Prevenindo o Assédio no Contexto Universitário

As palestrantes destacaram a criação de um código de conduta que está em fase de desenvolvimento. Esse código servirá como um conjunto de diretrizes e regras com o objetivo de proteger estudantes, docentes, servidores e todos os membros da universidade contra qualquer tipo de violência no ambiente acadêmico. A implementação desse código será uma medida importante para dar segurança e promover o bem-estar de toda a comunidade universitária.

Vitória Antão e Mariana de Sousa.

A coordenadora do NEVIM, Malena Alves, enfatizou que o evento foi proveitoso e conseguiu reunir muitos participantes da universidade. Ela destacou a importância de ter conseguido reunir todos os segmentos da comunidade acadêmica e capacitando para reconhecer, identificar e prevenir situações de assédio e violência contra a mulher no ambiente universitário. “Hoje foi um dia muito enriquecedor. Tivemos aqui alunos, professores, coordenadores de cursos e servidores gerais da UESPI – Campus Heróis do Jenipapo. Estamos muito felizes com essa devolutiva, pois conseguimos envolver todo o público para que possam reconhecer, identificar e saber como prevenir situações de assédio e violência contra a mulher dentro da universidade”.

Diretora do Campus e Representantes do NEVIM

A diretora do Campus, Profa. Maria Pessoa da Silva, destacou a diversidade dos participantes e a importância do evento em promover o respeito à mulher, expressando satisfação pelo impacto positivo que a atividade terá em diversas instâncias. “A importância dessa atividade foi de extrema abrangência, porque aqui nós tivemos a participação de homens e mulheres. Funcionários, técnicos, professores, coordenadores, alunos, alunos egressos e pessoas da comunidade que lidam com todas essas situações. A Universidade Estadual do Piauí, o Campus Heróis do Jenipapo, sente-se acolhida com essa atividade que também esclareceu o respeito à imagem do ser feminino, à mulher. Então é com imensa satisfação que eu sei que esse momento vai chegar nas várias instâncias”.

Público geral na Roda de Conversa: Reconhecendo e Prevenindo o Assédio no Contexto Universitário

Formulário Diagnóstico sobre Violência contra as Mulheres na Universidade

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da UESPI (NEVIM) lançou um formulário diagnóstico em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Destinado a todos os estudantes da Universidade Estadual do Piauí, o questionário visa investigar a sensação de segurança e a proteção aos direitos das mulheres no ambiente acadêmico. Disponível através deste link, as respostas coletadas são fundamentais para orientar políticas e ações que promovam um ambiente universitário mais seguro e inclusivo.

Para acessar os serviços, é possível entrar em contato pelo e-mail nevim@uespi.br, pela ouvidoria da UESPI ou pelo WhatsApp (86) 9 9471-9244. Mais informações também podem ser encontradas no Instagram do Núcleo: @nevim.uespi.