UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Reunião Pedagógica do PARFOR define novas diretrizes para o período 2023.2 na UESPI

Por Vitor Gaspar

A Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu junto aos coordenadores locais a reunião pedagógica para o período 2023.2, apresentando novas diretrizes, orientações necessárias e novidades para a próxima fase.

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD)

O PARFOR é um programa emergencial instituído para atender demandas educacionais. Ele opera em colaboração entre a Capes, estados, municípios, o Distrito Federal e Instituições de Educação Superior. Na UESPI, o programa foi implementado em 2010, contribuindo para a formação de professores na rede pública de Educação Básica no estado.

Durante o encontro, foi discutido a estrutura do programa para o próximo período, com foco especial nos professores recém-chegados, apresentando as diretrizes didático-pedagógicas vigentes. Após receberem as informações da coordenação institucional, os coordenadores de curso realizarão uma sessão de trabalho com os professores formadores, além de estar prevista uma reunião com os coordenadores locais nos municípios, os quais desempenham um papel nessas regiões.

“Possivelmente, sem o PARFOR, esses professores não teriam a oportunidade de cursar uma formação de qualidade com excelentes docentes em seus próprios municípios. Assim, gostaria de enfatizar que, ao ingressarem, estão se integrando a este movimento extraordinário. Transformamos vidas por meio da formação de professores”, afirma a coordenadora do Programa, Profa. Francisca Cunha.

A docente também anunciou o projeto: PARFOR Equidade, que se concentrará em frentes como educação inclusiva, educação bilíngue para surdos, quilombola e indígena.

Em 13 anos, o PARFOR/UESPI já contabiliza uma média de cerca de 23.300 professores formados. Somente no período 2023.1 foram formadas 14 turmas, totalizando mais de 500 profissionais para a educação básica.

O período 2023.2, será realizado de 01/12/23 a 31/05/2024 de forma presencial nos cursos:

– Educação Física, em Barras e Valença

– Geografia, no Morro Cabeça do Tempo

– Letras Português, em Barras e Esperantina

– Pedagogia em Itainópolis, Nossa Senhora dos Remédios, Água Branca e Campinas do Piauí

Docentes reunidos no auditório acompanhando as orientações

O professor José Ivaldo, do curso de Educação Física, destacou que a equipe de coordenadores se apoiam mutuamente com uma direção atenta e alinhada, reforçando que participar dessa equipe tem sido enriquecedor. “O PARFOR é uma equipe que busca constantemente se superar, pois sempre há desafios a serem superados. Desejo uma excelente jornada aos professores do nosso curso. Que tenhamos um semestre fantástico aqui e que estejamos prontos para os desafios que virão”.

Momento da fala do professor

O que é o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

O PARFOR, na modalidade presencial, é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a CAPES, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.

O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:

I. Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica; e
III. Formação pedagógica – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Objetivo do PARFOR

O programa tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Como funciona?

Anualmente a CAPES divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Acesse aqui a Plataforma Freire.

HISTÓRICO DO PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR foi implementado na UESPI em 2010, induzindo e fomentando a oferta de Cursos de Educação Superior para os professores em exercício na rede pública de Educação Básica no Estado do Piauí. Essa ação possibilita que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.