Retrospectiva 2022: através da oferta de programas de assistência estudantil, PREX possibilita uma formação extensiva dos alunos

Por João Fernandes

Prezando por seus pilares de sustentação, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza, ao longo de cada ano, ações de ensino, iniciação científica e extensão, que contribuem para a formação de recursos humanos críticos e, ao mesmo tempo, sensíveis aos temas relacionados à sociedade onde a Universidade está inserida.

Nesta reportagem especial da Retrospectiva 2022, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da UESPI convida você a relembrar as ações que foram destaques neste ano e que foram realizadas pela Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), mas algumas ainda estão acontecendo.

“Atuar com foco na comunidade universitária e na sociedade de forma a promover a Inclusão Social, Acessibilidade e o Desenvolvimento, estimulando a participação de todos”. Este é um dos valores que movem o trabalho da PREX – gestora e servidores que atuam na pasta.

DPPE – DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO

Esse Departamento cuida desde as ações extensionistas, passando por ligas acadêmicas até bolsas em Extensão Universitária e Socioculturais, além de acompanhar, orientar e supervisionar as ações extensionistas de fluxo contínuo.

Em 2022, conseguiram realizar a reforma nas instalações do laboratório de artes, cadastraram mais de 90 (noventa) projetos de Ações extensionistas de fluxo contínuos e foram emitidos 5.806 (cinco mil oitocentos e seis) certificados abrangendo PIBEU, CFAF, PROFLETRAS, PARFOR e Fluxo Contínuos.

O setor conta com a Divisão de Programas Socioculturais – DPSC, que em 2022, publicou novos editais para atividades de extensão, parte deles para novas vagas para o Corpo de Dança e o  Coral da UESPI, em Teresina. Foram 04 edital PIBEU, 02 para o Corpo de Dança, de Picos, e um novo edital para vagas com bolsa para regentes e auxiliares no Coral da UESPI.

DAEC – DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS

A PREX tem um departamento específico que analisa e lança os editais visando atender a missão do setor – dar apoio à permanência dos discentes na UESPI. O DAEC é dirigido pela Professora Hilziane Layza de Brito Pereira Lima.

Sendo responsável por implementar diversos programas institucionais, como a oferta atendimentos de Aconselhamento Psicológico Online e Acompanhamento Terapêuticos Online e Presencial, ao todo, foram feitos 755 atendimentos este ano. Outros grupos também prestam atendimentos aos estudantes como o Grupo Terapêutico Presencial com Foco em Manejo da Ansiedade, que já contou com nove encontros.

Por intermédio do Setor de Assistência ao Estudante (SAE), o departamento oferta 2.463 bolsas, sendo 228 discentes atendidos pelo novo edital de Auxílio Moradia e 315 discentes atendidos com novas vagas do programa “Bolsa Trabalho”, outros 2006 (dois mil e seis) são atendidos pelo programa de Auxílio Alimentação, que assiste aos discentes com uma complementação  de recurso financeiro no valor de 200,00 (duzentos reais).

Reunião do Daed para tratar sobre os programas e auxílios

Dentre outras atribuições do SAE  destaca-se a iniciativa de projetos, como o Projeto Acolher,  que recepcionou, na Universidade, 53 novos discentes, enquanto o programa Bate-Papo: Longe de casa. E agora? já contou com a participação de 43 alunos.

Serviço de Assistência Estudantil promove Projeto Acolher

A DAEC também lança editais de fluxo contínuo para estágio não obrigatório com o objetivo de proporcionar aos discentes experiências profissionais no mercado de trabalho. Segundo o  Setor de Estágio Extracurricular (SEE) foram 17 editais editais lançados este ano.

DL – DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

O Departamento de Línguas tem o papel de planejar, acompanhar e executar os cursos de línguas Espanhol, Inglês, Francês, Português, Libras e outras línguas) para a comunidade interna e externa da UESPI, sendo uma ação de extensão de fluxo contínuo e com o intuito de melhorar o conhecimento nas línguas diversas, ofertando cursos de forma on-line e presenciais.

Em novembro, o Departamento de Línguas da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) abriu 180 vagas para três cursos com inscrições gratuitas e 100% online para a Comunidade Interna da UESPI. Os cursos de Orientação Básica para a Interação da Comunidade Interna da UESPI com a Pessoa Surda, Curso Cerimonial de Eventos e Protocolos Acadêmicos e Curso Básico de Redação Oficina Modulo 1 foram ofertados à comunidade interna da Uespi.

“Essa é uma ação de extensão de fluxo contínuo de interface do Departamento de Línguas (DL-PREX) e tem o intuito de abrir oportunidades e melhorarmos o conhecimento técnico da nossa comunidade interna (técnicos, professores e alunos)”, disse o diretor do DL, o prof. Me. Josinaldo Oliveira dos Santos.

A frente da PREX há pouco mais de um ano, a Profa. Pós Doutora Ivoneide Pereira de Alencar destaca que as atividades da PREX são desenvolvidas no sentido de buscar o fortalecimento das políticas de extensão como forma de abrir novos diálogos com a comunidade. Atualmente, mais de 6.000 mil estudantes e professores são impactados por projetos de extensão.

Pró-reitora da PREX, Profa. Ivoneide, acredita que 2023 será de mais conquistas para a Uespi, em especial, para os discentes