Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

Retrospectiva 2022: “2023 será de mais trabalho e integração”

Por Anny Santos

Retrospectiva é o relato de uma série de acontecimentos decorridos durante certo período. Esta matéria especial da trajetória da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) ao longo desse ano de 2022 busca relembrar e reviver momentos importantes deste ano, que marca a retomada das atividades de ensino de forma presencial após dois anos na modalidade remota devido a pandemia da Covid-19.

Início do semestre 2022.1

Sendo um órgão assessor da Reitoria, a PREG centra suas atividades no desenvolvimento de políticas de incentivo ao conhecimento, provimento das atividades acadêmicas e acompanhamento do processo acadêmico, trata dos assuntos referentes à organização acadêmica do ensino de graduação.

De acordo com a Pró-reitora Adjunta, Profa. Mônica Gentil, o ano de 2022 foi marcado pela redução de disciplinas descobertas (sem docentes). “Quando assumimos a pasta, nós tínhamos o desafio de pensar uma solução para as disciplinas descobertas. Neste ano, conseguimos quase que sanar este problema, que, com certeza, é o menor em todos esses anos. A UESPI realizou concurso para professor substitutos com quase 200 vagas e estamos trabalhando para realizar, em 2023, um  novo concurso, agora, para efetivo. A pandemia trouxe muitos problemas e desafios para a Educação em todo o país, mas nunca deixamos de pensar nas soluções para melhorar o que já temos de bom, nem tão pouco para pensar em novos projetos que elevam o nome da UESPI e de sua comunidade” destaca a Professora Mônica Gentil, Pró-reitora Adjunta.

Profa. Mônica Gentil

Profa. Mônica Gentil

Além disso, o órgão equiparou 70% das matrizes curriculares de cursos de mesma denominação, aprovou o concurso para 85 docentes efetivos (NDE) e implementou a plataforma em EAD para cursos presencias. Em 2022, segundo dados fornecidos pela PREG, a UESPI tem 104 cursos, são 926 docentes efetivos, sendo 88 auxiliares, 350 assistentes, 418 adjuntos e 70 associados. O número de professores substitutos é o menor nos últimos anos, com 258 substitutos. Através do EAD, 11 polos são alcançados disponibilizando 5 cursos.

A PREG trabalha em torno dos cursos presenciais regulares e é responsável pelo o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e outros diversos projetos, por meio da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Especiais (DPPEE), como o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e as Universidades Aberta do Piauí (UAPI) e Aberta do Brasil (UAB).

Para a Profa. Dra. Josiane Silva Araújo, Diretora de Programas e Projetos Educacionais Especiais, a conquista dos programas durante o ano de 2022 são de suma importância para população das cidades onde novos cursos estão e/ou serão ofertados, porque são novas oportunidades para a comunidade. “Dentre todos os avanços, a oferta de bolsas nos programas PIBID e Residência Pedagógica impactam diretamente, de forma positiva, todos os estudantes do período regular da UESPI, em especial, aos alunos dos cursos de licenciatura que possuem a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar antes de irem para o mercado de trabalho. É uma forma de conhecer a realidade das escolas públicas e de criar estratégias para que a relação ensino-aprendizagem melhore”.

Principais destaques do PIBID, PRP e Pronera

Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID, Dra. Kelly Polyana dos Santos, para este ano, a UESPI aprovou 504 cotas que permitiu implementar 36 núcleos distribuídos em 12 áreas. Já o PRP, Coordenado pela Dra. Kátia Magaly Pires, alcançou aprovação em 1º lugar no Estado do Piauí, seleção de 510 bolsistas residentes, 102 preceptores e 34 docentes orientadores, seleção de 66 residentes voluntários e 19 docentes orientadores voluntários e o início das atividades dos Subprojetos em 10 municípios do Estado, distribuídos em 11 cursos de licenciaturas oferecidos na IES.

Outro projeto que se destaca é o Pronera com a prorrogação do Convênio até 2023 e defesas de TCC (15 até o momento) do curso de Geografia vinculado ao campus São Raimundo Nonato. Além disso, houve a conclusão do curso de Agronomia com entrega do relatório final ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

PRIL e Parfor

O programa PRIL viabilizou a oferta do curso de Lic. em Ciências Biológicas (o segundo bloco está finalizando) em Piripiri, Oeiras, Simões e Bom Jesus. Além disso, possibilita também a oferta do curso de Lic. Plena em Matemática (o primeiro bloco está finalizando) em Barras, Campo Maior, Santa Cruz e Picos.

Já o Parfor contribuiu com a provação de oferta de novos cursos no edital CAPES 008/2022, que consiste em vagas para os cursos de licenciatura em Educação Física (Valença), Geografia (Morro Cabeça do Tempo), Letras Português (Barras), e Pedagogia (Itainópolis e Nossa Senhora dos Remédios), onde foram ofertadas 05 turmas, cada uma com 40 vagas, totalizando 200 vagas.

Qualidade no ensino EAD

Por sua vez, destacam-se também os projetos do NEAD, que tem como finalidade promover uma Educação a Distância (EAD) de qualidade, gratuita e transformadora para todos os cidadãos, com atuação baseada na ética, no respeito e no compromisso, sendo uma instituição reconhecida por sua qualidade e compromisso com a educação.
A UESPI conta com mais de 8 mil alunos na oferta do Ensino à Distância em mais de 20 polos espalhados pelo Estado, com previsão de que no ano de 2023 mais cursos de graduação e pós-graduação serão ofertados, dando ainda mais oportunidades para os estudantes.

A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação. A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para funcionamento dos primeiros 60 polos. Para finalizar o ano, aconteceu, ontem, dia 19/12, a formatura dos alunos da Etapa 1 que iniciaram em 2018, concluindo mais uma importante meta. A UESPI, instituição formadora, deu o grau a 658 formandos do curso de Administração.

Edital de Transferência Externa 2022.1

O mês de julho, em relação a PREG, foi marcado pelo Edital de Transferência Externa direcionado a 75 cursos nos 12 campi da instituição.

O edital contemplou 3.940 vagas destinadas a estudantes matriculados em faculdades e universidades que possuíam interesse em se transferir para cursos da UESPI.

Primeiro Edital de Remoção dos Professores

Em agosto desse ano, a PREG lançou o primeiro Concurso de Remoção Interna destinado à movimentação de servidores efetivos ocupantes do cargo de Professor de Ensino Superior entre os Centros e Campi da UESPI. Ao todo 73 vagas foram destinadas aos campi de Uruçuí, Teresina, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Corrente, Oeiras, Picos, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba.

O concurso é um marco histórico para a instituição. A Remoção é o processo por meio do qual os servidores efetivos (Professores e Funcionários) solicitam seu deslocamento de uma instituição de ensino para outra, resultando na mudança de lotação, desde que exista vaga.

Metas futuras traçadas pela PREG

Dentre as suas funções destacam-se a de propor novos cursos, organizar as grades curriculares dos cursos já existentes, gerenciar o processo de ingresso à Universidade e de matrícula de discentes. Junto à PREG estão os setores DAP e DAA, Departamento de Assuntos Pedagógicos e Departamento de Assuntos Acadêmicos, respectivamente, e também a Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Especiais.

Dentre as nossas próximas metas para 2023, pretendemos aprovar o vestibular próprio de 2024.1, a readequação da matriz de cursos/campi, minuta de atualização dos encargos docentes, contratação de bibliotecas virtuais, aprovação dos cursos tecnólogos, de forma híbrida, em Energias Renováveis, Transformação Digital (sistemas para web) e Agroecologia. Vamos continuar na busca por melhorarmos oque já temos e conquistar novos desafios. A UESPI, sua comunidade, merece toda a nossa dedicação e vamos sempre trabalhar em parceria”, finaliza a Profa. Monica Gentil.