Retrospectiva 2022: “Este ano foi de desafios, mas também de conquistas para o hoje e o amanhã da UESPI”

Por Clara Monte

Infraestrutura física, recursos humanos, materiais e financeiros. Todos esses temas fazem parte das atribuições da Pró-Reitoria de Administração (PRAD) e, ao longo de 2022, a pasta teve que atuar bastante para proporcionar qualidade à toda comunidade ueapiana em seus 12 campi.

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

“Conversa sobre Inteligência Emocional e Trabalho”. Esse foi o tema da primeira ação do projeto de Formação Continuada promovido pela PRAD, que acontece mensalmente. Segundo a Pró-reitora, profa. Dra. Fábia Buenos Aires, essa ação é destaque porque promove integração entre o servidores, além de possibilitar conhecimento através de palestras e debates em torno de temas relevantes.

Participação dos servidores que, além do conhecimento, recebem um certificado

Outro tema do projeto foi  “O poder do perdão para transformar sua vida”, onde foi destacada a importância do perdão tanto na vida pessoal, quanto em seu local de trabalho, evitando assim emoções negativas em ambientes de serviço e possibilitando harmonia laboral.  “Resolvemos trazer uma palestra sobre o perdão para transformar vidas. Algumas pessoas podem até se perguntar o que isso tem a ver com o trabalho do servidor, porém,  nas relações interpessoais, sempre acontecem situações que necessitam de bom um diálogo, de um compartilhamento de sentimentos e emoções que podem convergir para um bom entendimento e o nosso palestrante nos auxiliou nesse processo”.

DIA DO SERVIDOR

Integração e Valorização. Essas foram as palavras do Dia do servidor, que foi comemorado no hall do Palácio Pirajá.

“O evento foi pensado com o objetivo de abraçar os servidores e valorizar o serviço essencial desses profissionais para o funcionamento da instituição”, afirmou a Professora Rosineide Candeia, Pró-reitora Adjunta da PRAD

Apresentação do Coral da UESPI em homenagem aos servidores

ESTRUTURA DOS CAMPI

A Pró-reitora também aponta que setor da PRAD tem trabalhado na reforma e melhorias da estrutura física de todos os campi. Está sendo realizado levantamento topográfico de todas as unidades da Universidade para realização de reformas estruturais na ordem de R$ 3.000.000 (três milhões) cada, visando garantir espaços de ensino, pesquisa e extensão melhores e mais modernos.

Auditório do campus de Parnaíba

Sala de leitura do campus Torquato Neto

Sala de aula no campus de Oeiras

RECURSOS HUMANOS E CONCURSO PÚBLICO

Modernização na gestão de recursos humanos, garantia de acesso à informações funcionais e agilidade na condução dos procedimentos junto à folha de pagamento, bem como implantação da promoções e progressões.

De acordo com a Profa. Rosineide, a PRAD, em 2022, trabalhou bastante para a contratação de docentes. Foram 240 professores provisórios contratados. “Tivemos casos de pedidos de licenças por motivo de saúde e também para qualificação, como mestrados e doutorados, assim, tivemos que convocar os docentes provisórios para ocuparem o período que o professor efetivo teve que se ausentar”, explicou Pró-reitora Adjunta.

2022 e 2023 estão muito próximos para a PRAD, afinal, a pasta buscar sempre trabalhar com agilidade, previsão e antecedência. Ainda em 2022, contando com o apoio do Magnífico Reitor, Professor Evandro Alberto, e a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG), a UESPI conseguiu a autorização do Governo do Estado para a realização de um novo concurso, agora, para docentes efetivos.

“Tivemos a autorização, por parte do Governo do Estado, para a realização de concurso público para cargos de técnicos nível médio e superior desta IES. Assim, estamos construindo uma gestão participativa e compartilhada com os Diretores de Centro e Campi, com fins a proporcionar mais eficiência na resolução das questões administrativas”, finaliza.