Retorno presencial das aulas na UESPI

Por Anny Santos

As aulas presenciais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) retornaram nesta segunda-feira (18), de forma segura, seguindo o protocolo sanitário definido pelo Conselho Diretor (CONDIR) da instituição.

Localizada em todas as regiões do Piauí, a UESPI oferta cursos em diversas áreas com campi nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçui, Bom Jesus e Corrente. Possibilitando o ingresso de alunos em cursos de graduação, pós-graduação, especializações, mestrados e doutorados.

Segundo o prof. Dr. Georges Thales Mendes, coordenador do curso de Direito, campus Clovis Moura, o retorno presencial ocorreu de forma tranquila com professores e alunos animados por finalmente poder interagir, trocar experiências e vivenciar a universidade de forma presencial após um longo período de aulas remotas.

“Seguimos ministrando todas as aulas programadas, desde o primeiro dia, com professores e discentes muito animados. Além disso, fizemos a acolhida de alunos do primeiro bloco no auditório, dando boas-vindas aos discentes, contando também com a participação da diretoria, coordenação e centro acadêmico”, destaca o prof. Dr. Georges Thales Mendes.

No campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, no município de Corrente, o retorno ocorreu conforme previsto e também de forma tranquila. De acordo com o diretor Alcir Rocha, os discentes chegaram com expectativas elevadas para essa volta presencial. “Conseguimos preparar o campus. As salas de aulas foram pintadas e fizemos reparos e substituições, de forma que os alunos chegaram motivados. Esse retorno tem surtido efeitos positivos para alunos e professores”, relata.

Maria Clara Guimarães, aluna do 4° bloco do curso de Jornalismo, campus Poeta Torquato Neto, relata que apesar das dificuldades encontradas no retorno da modalidade presencial, sente-se esperançosa e acredita que irá aproveitar da melhor forma possível a vivência em sala de aula, podendo finalmente atuar presencialmente na prática de atividades do curso.

“O ensino remoto me dava a impressão de ser mais prático, porque eu conseguia realizar outras atividades ao mesmo tempo. No entanto, entendo que essa modalidade não me possibilitava aprender mais, como no presencial, e executar atividades que necessitam ser presenciais. Mesmo com o problema do deslocamento, estou me esforçando para aproveitar ao máximo a nova experiência. Desde o primeiro dia me senti muito acolhida pelo corpo docente da UESPI e confesso que as expectativas para esse semestre estão altas, apesar dos problemas de locomoção”, pontua a estudante.

Em Picos, no campus Prof. Barros Araújo, professores e alunos seguem com altas expectativas com o retorno das aulas presenciais.  “A UESPI e seus gestores se preocupam com a nossa saúde, os procedimentos estão sendo seguidos conforme orientação. Além disso, contamos com uma boa estrutura física e o retorno está sendo satisfatório”, destaca a profa. Dra. Janaína Alvarenga Aragão.

Confira como foi o retorno da modalidade de ensino presencial em alguns campi da nossa UESPI:

Recepção de alunos no campus Clóvis Moura

Recepção de alunos em São Raimundo Nonato