Residência Pedagógica da UESPI capacita futuros professores de Educação Física

Por Anny Santos

Ao longo deste mês de fevereiro, o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) concentra suas atividades no subprojeto “Educação Física”, no campus Poeta Torquato Neto. A abertura do “Workshop PRP Educação Física” aconteceu na tarde desta quinta-feira (01), no auditório do Palácio Pirajá, no prédio sede da Reitoria, com a participação do corpo de dança da instituição. A iniciativa visa enriquecer a formação inicial de professores em processo de capacitação, abrangendo tanto os residentes do programa quanto a comunidade acadêmica do curso.

O Reitor da Instituição, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente prestigiando a iniciativa e reafirmou a importância do trabalho desenvolvido pelo projeto. “É importante compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de todo esse processo. Trocar experiências nesse sentido ajuda na capacitação de cada um dos presentes, possibilitando o aprimoramento pessoal e profissional. O projeto tem se destacado, graças a cada aluno e professor que o compõe”.

Sob a orientação da professora Kátia Magaly, docente responsável pelo projeto, e da professora Renata Batista, as atividades se estendem ao longo de fevereiro, nos dias 2, 5, 6, 19 e 20, totalizando 60 horas, com certificado para os participantes.

Os residentes assumem o comando das atividades e irão ministrar oficinas, conduzir minicursos e mesas redondas. Além disso, o evento também conta com a presença de egressos, compartilhando experiências da edição anterior do Residência Pedagógica (de 2020 a 2022), juntamente com o lançamento do livro produzido como resultado das atividades desenvolvidas.

“Com um preparo desenvolvido ao longo do programa, os residentes não apenas absorveram conhecimento, mas também se tornaram facilitadores, prontos para conduzir oficinas e cursos, compartilhando suas vivências e contribuindo para a construção do saber coletivo”, destaca Kátia Magaly.

O evento celebra o aprendizado e também promove a integração entre os futuros professores e aqueles que já trilharam esse caminho, criando uma rede de colaboração essencial para o aprimoramento constante da educação física no cenário acadêmico.

Thaynara Santos, aluna do curso, define que o PRP assume papel de suma importância em sua formação docente. “O programa permite vivenciar integralmente à docência dentro do âmbito escolar. Participamos desde o planejamento da escola quanto o planejamento das aulas, tornando a vivência mais específica na docência, ademais, dentro do programa, temos muitas oportunidades de publicação e apresentação de trabalhos e artigos acadêmicos que engrandecem o aprendizado e currículo. O evento permite que nós, estudantes, possamos relatar e partilhar nossas experiências e atuações”.

Acompanhe o perfil no Instagram: @prp_edfuespi