Reitoria Itinerante: campus de Oeiras ganha novo laboratório de informática e livros

Por Anny Santos

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove, ao longo desta quinta-feira (21), mais uma atividade da “Reitoria Itinerante”, no campus Prof. Possidônio Queiroz, localizado no município de Oeiras, que tem por objetivo estreitar os laços entre a administração superior e a comunidade acadêmica em todos os campi da UESPI.

O 9º laboratório de um total de 18 que serão inaugurados.

O Prof. Dr. Evandro Alberto, Reitor, esteve presente reforçando o compromisso com as melhorias que estão sendo realizadas na UESPI. “Dentre as novidades do campus, instalamos 4 novos roteadores que possibilitam a conectividade da comunidade acadêmica, também estamos em um processo de licitação para adquirirmos objetos e equipamentos que possibilitem um ambiente cada vez melhor”.

A inauguração do Laboratório de Informática, equipado com 16 novos computadores, servirá como apoio às atividades de ensino, pesquisa e cursos de extensão do campus. Um laboratório de informática proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas indispensáveis nos dias de hoje. Este é o 9° (nono) laboratório entregue.

Além disso, durante o evento, foi realizado a entrega de 142 exemplares de livros para a biblioteca do campus, sendo 20 novos títulos adquiridos. Essa ação visa enriquecer o acervo bibliográfico e proporcionar aos estudantes e docentes um amplo acesso ao conhecimento.

Melhorias em todos os campi da instituição

Na oportunidade, o reitor ressaltou que o Governo do Estado, por meio do Governador Rafael Fonteles, está fazendo o maior investimento da história da universidade no valor de R66 milhões de reais, que visa a melhoria estrutural e educacional de todos os campi da instituição. “Estamos trabalhando para entregar uma universidade cada vez melhor e com um ambiente acolhedor”.

O professor Harlon Lacerda Sousa, Diretor do Campus, destaca que todas as novidades no campus, juntamente com a aproximação da Administração Superior com a Comunidade Acadêmica, contribuirão para o desenvolvimento do campus e a melhoria educacional na região. “Estamos felizes com tudo que enriquecerá estruturalmente e academicamente o nosso campus”.

Um dos alunos presentes no evento, Jeferson Matheus Vieira da Cruz, do curso de Letras/Português, reforça que a iniciativa proporciona um espaço de diálogo, onde alunos e professores podem expor suas ideias e anseios, ao passo que entendem as propostas e ações da Administração Superior da instituição. “Isso aumenta os benefícios para o campus e melhora a qualidade do ensino na universidade”.

Em conjunto, a inauguração do laboratório de informática e a expansão do acervo da biblioteca demonstram o compromisso da universidade com o avanço do ensino e da pesquisa. Esses recursos fortalecem a infraestrutura educacional, preparando os alunos e fomentando a produção de conhecimento.

Para a professora Ana Luiza Britto, Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no campus, acredita que a iniciativa possibilita um impacto positivo para o ensino, pesquisa e extensão, além de agregar conhecimento em diferentes áreas. “Muitos dos nossos alunos ainda não possuem computador. Facilitar esse acesso, por meio do novo laboratório, gera uma aproximação dos mesmos à tecnologia e tudo que ela pode proporcionar”.

A ação também contou com a presença de Tatiane Carvalho, Gerente da 8 Gerência Regional de Educação, Maria de Fátima Amorim, assessora de comunicação, Daniele Savana, Gestora do Ceti-Centro Educacional de Tempo Integral Farmacêutico João Carvalho e representante das escolas de tempo integral do município, do Vereador Nelson Junior, Presidente do PT em Oeiras, e do Deputado Assis Carvalho.

Outras imagens:

Novo laboratório de informática. Alunos participaram do evento

142 livros; 20 títulos

Parte do acervo do Prof. Possidônio Queiroz

Confira a programação do dia:

Programação da Reitoria Itinerante em Oeiras